PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

"Arte da memória" dá Prêmio Nobel de Literatura a francês

Patrick Modiano foi o quarto homenageado com um Nobel em 2014

9 out 2014 - 08h17
(atualizado às 11h46)
Compartilhar
Exibir comentários
O autor Patrick Modiano ganhou o prêmio Nobel de Literatura
O autor Patrick Modiano ganhou o prêmio Nobel de Literatura
Foto: Gallimard / AP

O escritor francês Patrick Modiano ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, informou a Academia Sueca nesta quinta-feira (9).

Siga Terra Diversão no Twitter

A academia disse que o prêmio de 8 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 2 milhões) foi concedido em face "da arte da memória com a qual ele tem evocado o mais insondável dos destinos humanos e revelou a vida-mundo (do período) da ocupação."

O prêmio de Literatura foi o quarto Nobel a ser concedido este ano. A premiação recebe o nome do inventor da dinamite Alfred Nobel e é entregue desde 1901 por feitos em ciência, literatura e paz, de acordo com seu testamento.

Patrick Modiano concentrou toda a sua obra na Paris da Segunda Guerra Mundial, representando os acontecimentos da época com personagens baseados em pessoas comuns. 

Seu primeiro romance, La place de l’étoile, foi publicado em 1968. No Brasil, teve sete livros importados e traduzidos: Ronda da Noite (1985), Uma Rua de Roma (1986), Vila Triste (1998), Dora Bruder (1998), Do Mais Longe ao Esquecimento (2000), Meninos Valentes (2003) e Filomena Firmeza, que saiu neste ano. 

No cinema, foi um dos autores do filme Lacombe Lucien (1974), que faturou um Oscar. Modiano nasceu na comunidade Boulogne-Billancourt, na subúrbio de Paris, em 30 de julho de 1945.

Nuvem de Livros Nuvem de Livros

Tenha acesso ilimitado à primeira biblioteca virtual do Brasil, com um acervo de mais de 11 mil arquivos e clássicos da literatura nacional e estrangeira. Assine já!

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade