PUBLICIDADE

São Paulo recebe 1ª edição de festival de vinho italiano entre 20 e 26 de maio

Para aproveitar o evento basta ir a um restaurante participante e escolher entre as sugestões de rótulos da região que a casa representa.

15 mai 2024 - 14h48
(atualizado às 19h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Amigos brindando com vinho
Amigos brindando com vinho
Foto: franckreporter/iStock

A cidade de São Paulo sediará, entre os dias 20 e 26 de maio, a primeira edição da Settimana del Vino Italiano, que trará rótulos de todas as regiões da Itália para as mesas de 20 restaurantes italianos de São Paulo.

A ideia é que a nova programação seja um brinde inicial para a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, e os restaurantes serão os mesmos que vão servir os menus regionais no já tradicional encontro gastronômico do segundo semestre.

O projeto de promoção da riqueza e diversidade dos vinhos italianos, território que já recebeu o nome de "Enotria" (Terra dos Vinhos) na Antiguidade e, hoje, tem uma das maiores produções desta bebida no mundo, é realizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo.

O evento ainda conta com apoios institucionais de: Accademia Italiana della Cucina, Istituto Italiano di Cultura San Paolo, ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo) e Câmara de Comércio Italiana de São Paulo - ITALCAM.

Para aproveitar a Settimana del Vino Italiano basta visitar um restaurante participante entre 20 e 26 de maio (reservas prévias são recomendadas) e escolher entre as sugestões de rótulos da região que o estabelecimento representa, disponíveis em taça ou garrafa.

Os estabelecimentos também vão oferecer indicações de harmonização para os seus respectivos vinhos, entre pratos compatíveis do próprio menu e opções exclusivas, incluindo receitas da mesma região dos vinhos.

"Beber uma taça de vinho é como fazer uma pequena viagem no Bel Paese, conhecer sua história e apreciar as raízes das culturas regionais italianas. Trata-se de um produto típico da nossa tradição", disse Domenico Fornara, cônsul geral da Itália em São Paulo.

Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina e curador do evento, lembra que todas as vinte regiões da Itália produzem vinho: "E elas criam rótulos com a mesma qualidade e variedade que caracterizam a culinária do país".

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.settimanadelvino.com

Conheça os 12 melhores vinhos brasileiros, segundo concurso internacional Conheça os 12 melhores vinhos brasileiros, segundo concurso internacional

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade