PUBLICIDADE

Ancine completa um ano sem presidente sob Bolsonaro

Agência é presidida de forma interina por Alex Braga; Christian de Castro foi afastado atendendo a uma decisão judicial

2 set 2020 - 22h34
(atualizado em 3/9/2020 às 09h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A Ancine (Agência Nacional de Cinema) completou um ano sem presidente no domingo passado (30/9).

Ancine completa um ano sem presidente sob Bolsonaro
Ancine completa um ano sem presidente sob Bolsonaro
Foto: Divulgação/Ancine / Pipoca Moderna

A entidade ficou sem presidente após Jair Bolsonaro afastar Christian de Castro no final de agosto de 2019, atendendo a uma decisão judicial.

O MPF (Ministério Público Federal) acusou Castro de ter prestado declaração falsa a respeito de vínculos societários à Ancine e à Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Ele e um sócio são acusados de terem atuado em favor de empresas nas quais tinham participação. A Justiça Federal no Rio de Janeiro aceitou a denúncia e o tornou réu.

Desde então, a agência é presidia de forma interina por Alex Braga.

No entanto, passado este tempo, o desgoverno não cogitou efetivar Braga no cargo nem indicar outro nome.

Esta não é a única posição vaga na Ancine ou nas várias entidades e comissões da área da Cultura. Desde que Bolsonaro assumiu a presidência, o setor vive paralisação e desmonte, inclusive com alta rotatividade no cargo de titular da Secretaria Especial de Cultura.

Vale lembrar que, por conta dessa prática, a Ancine ainda não liberou o FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) de 2019, resultado de impostos cobrados em 2018, nem sequer mencionou os valores disponíveis para 2020 – antigamente definidos no começo de cada ano. Produtores que tiveram projetos aprovados antes de 2019 estão processando a entidade para ter acesso à verbas definidas em editais. E um dos relatórios mais recentes da instituição sugere que os mais de R$ 700 milhões do FSA contabilizados e não utilizados no ano passado simplesmente "sumiram".

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade