PUBLICIDADE

'A Batalha do Passinho - O Filme' e mais filmes no Curta!

Documentário aborda o o universo do funk carioca e essa nova forma de dançar; confira a programação

1 out 2021 09h00
| atualizado em 4/10/2021 às 18h29
ver comentários
Publicidade

'A Batalha do Passinho – O Filme', de Emilio Domingos, volta à programação do Curta. O diretor Emílio Domingos mergulha no universo do funk carioca sob uma nova perspectiva: a do impacto gerado pelo “passinho”, uma forma diferente de dançar, criada por jovens das favelas do Rio de Janeiro. Além do documentário, o canal também traz outras produções como:  'A Sede do Peixe', que traz momentos da carreira do compositor mineiro Milton Nascimento, e 'Ku Klux Klan – Uma História Americana' – Parte 1, que conta a história do grupo fundamentalista norte-americano.  

Foto: Divulgação

Confira a programação para o final de semana:

Sexta-feira,  01/10 às 22h35  | 'A Batalha do Passinho' 
Surgido nas favelas cariocas, o Passinho explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos. O documentário dirigido por Emilio Domingos, acompanha de perto esse fenômeno e mostra a evolução dessa cultura. Entre os depoentes, estão dançarinos como Cebolinha, Beiçola, Yuri Mister Passista, João Pedro, Bravan Dancy, Pablinho, TK e Gambá — este último, conhecido como “O Rei do Passinho”, foi assassinado antes de o filme ser finalizado.  
Duração: 73 min.
Classificação: 10 anos. 


Sábado, 02/10 às 23h | 'A Sede do Peixe'  
Em dezembro de 1997, no Rio de Janeiro, o compositor mineiro Milton Nascimento juntou amigos e parceiros de carreira no especial "A Sede do Peixe". Participaram da produção os convidados Caetano Veloso, Alcione, Skank, Nana Caymmi e Gilberto Gil. Dirigida por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, a obra é uma relíquia cultural, retratando momentos inesquecíveis, muitas vezes descontraídos, na carreira de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira. O documentário é dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor.
Duração: 55 min.
Classificação: Livre.
 

Domingo, 03/10 às 18h | 'Ku Klux Klan – Uma História Americana' – Parte 1
Em 1865, um punhado de veteranos da Guerra Civil do Sul fundou uma sociedade secreta: a Ku Klux Klan. Muito rapidamente, a Klan instituiu um reinado de terror entre a população negra recém-libertada. Assassinatos e linchamentos eram comuns. Em Washington, o Congresso lançou uma ofensiva contra o império invisível, que foi oficialmente destruído em 1872. A Ku Klux Klan renasceu em 1915 graças ao filme 'O Nascimento de uma Naçã'” de D. W. Griffith. Quase quatro milhões de americanos aderiram ao que se tornaria uma organização de lobby de massa altamente influente. Mas, no final da década de 1920, escândalos e a crise econômica enfraqueceram o movimento, que acabou desaparecendo novamente após a Segunda Guerra Mundial. A direção é assianda por David Korn-Brzoza.
Duração: 52 min.
Classificação: 16 anos.

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade