PUBLICIDADE

Após 20 anos de espera, Emmerich reconta batalha da Segunda Guerra Mundial no drama "Midway"

29 out 2019 - 13h43
Compartilhar
Exibir comentários

Vinte anos depois de brincar com a idéia, o diretor de cinema alemão Roland Emmerich traz seu drama da Segunda Guerra Mundial, "Midway", para os cinemas no próximo mês, com foco na Batalha de Midway, em 1942.

Diretor Roland Emmerich em Hollywood
20/06/2016 REUTERS/Danny Moloshok
Diretor Roland Emmerich em Hollywood 20/06/2016 REUTERS/Danny Moloshok
Foto: Reuters

Conhecido por filmes de grande orçamento sobre desastres, cheios de efeitos especiais como "Independence Day" e "Godzilla", Emmerich queria muito recontar a gigantesca batalha aérea e marítima no Pacífico durante a qual as forças dos EUA derrotaram uma frota japonesa.

O confronto de 4 a 7 de junho de 1942, objeto de um filme de 1976 estrelado por Charlton Heston e Henry Fonda, ocorreu seis meses após o ataque japonês a Pearl Harbor, que catapultou os Estados Unidos para o conflito.

Mas um novo contrato de estúdio, financiamento e o lançamento do drama de guerra romântico "Pearl Harbor", em 2001, suspenderam o projeto da versão de Emmerich, disse ele à Reuters em entrevista.

"Eu escolhi outro filme de guerra, eu fiz 'O Patriota', mas ele nunca saiu da minha cabeça", disse o diretor de 63 anos, referindo-se ao seu filme de 2000 durante a guerra de independência dos Estados Unidos. "De repente 'Pearl Harbor' estava lá, então tive que esperar."

"Midway" reacendeu vários anos atrás, quando o trabalho em um roteiro começou.

O filme se concentra na história real do piloto de bombardeiros da Marinha dos EUA, Richard 'Dick' Best, interpretado pelo ator britânico Ed Skrein, e Emmerich disse que trabalhou com a Marinha dos EUA para fazer o filme, tendo que convencer alguns funcionários sobre a produção.

"Eu tive que conversar com o almirante que comandava Pearl Harbor, todos os lugares diferentes lá... e ele foi muito desdenhoso. Ele disse 'este é um desses filmes de Hollywood (que) tem uma história de amor extravagante e usa nossos soldados para contá-la'", disse ele.

"E eu disse: 'bem, não de verdade' ... eu disse, meu filme é sobre Dick Best e ... a partir desse momento, ele foi tão solidário ... e acabou sendo um extra".

Uma exibição especial de "Midway" foi realizada no Havaí para membros da Marinha dos EUA na base.

Apesar da longa espera, Emmerich disse que o lançamento do filme, que também conta com Woody Harrelson, Dennis Quaid e Nick Jonas, foi oportuno.

"Nos últimos três, quatro, cinco anos, por causa de toda a crise dos refugiados, o nacionalismo está em ascensão novamente, e os partidos de direita estão em ascensão novamente e é ótimo lembrar às pessoas que, em determinado ponto, o nacionalismo levou à Segunda Guerra Mundial", disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade