Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alto funcionário do Vaticano defende que padres possam casar

7 jan 2024 - 16h57
Compartilhar
Exibir comentários

A Igreja Católica Romana deveria "pensar seriamente" em permitir que os padres se casem, disse um alto funcionário do Vaticano e conselheiro do Papa Francisco em entrevista publicada neste domingo.

"Esta é provavelmente a primeira vez que digo isso publicamente e parecerá herético para algumas pessoas", disse o arcebispo Charles Scicluna de Malta, que também é secretário adjunto no escritório doutrinário do Vaticano, ao Times de Malta.

O papa Francisco descartou qualquer possibilidade de mudar a regra da Igreja Católica que exige o celibato dos padres. Mas esta não é uma doutrina formal da Igreja e é passível de alteração por um futuro papa.

Um porta-voz do Vaticano não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Talvez mais conhecido pelas suas investigações sobre crimes de abuso sexual, Scicluna observou que no primeiro milênio da história da Igreja os padres eram autorizados a casar e que o casamento é atualmente permitido no rito oriental da Igreja Católica.

"Se dependesse de mim, eu revisaria a exigência de que os padres sejam celibatários", disse ele.

"A experiência me mostrou que isso é algo em que precisamos pensar seriamente."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade