A psicologia diz que as pessoas que parecem mais jovens aos 60 anos seguem estes 10 hábitos diários
Sentir-se mais jovem - e parecer mais jovem - não tem nada a ver apenas com estética! O verdadeiro mérito está nos hábitos diários...
Aparentar juventude depois dos 60 anos não está relacionado apenas à genética ou à realização de tratamentos caros. As pequenas decisões que tomamos no dia a dia são mais importantes do que se imagina. Dormir bem, ter uma alimentação adequada, manter-se ativo e viver com menos estresse estão entre os hábitos que fazem a diferença quando o assunto é envelhecer.
E isso não é opinião pessoal: é o que diz a ciência. O melhor de tudo é que incorporar esses hábitos à rotina diária é simples e acessível.
1. Priorizar um sono de qualidade
Quando dormimos mal, o rosto entrega. Olheiras, aparência cansada, pele opaca. Além disso, estudos mostram que pessoas que dormem bem apresentam sinais de envelhecimento da pele significativamente menores do que aquelas que dormem mal de forma recorrente.
Dormir bem é fundamental porque, enquanto dormimos, o corpo repara células danificadas, produz colágeno e funciona como um "reset" natural. Para isso, é essencial manter bons hábitos de higiene do sono, como horários regulares, um ambiente adequado para descanso, quarto escuro e silencioso, evitar refeições pesadas à noite, não praticar exercícios próximo ao horário de dormir, evitar telas antes de deitar e outros cuidados semelhantes.
2. Manter-se fisicamente ativo
Caminhar, praticar esportes ou simplesmente se movimentar ao ar livre melhora o bem-estar geral e a saúde cardiovascular.
Pesquisas da Universidade McMaster mostraram que pessoas que se exercitam regularmente aos 40 anos apresentam uma pele tã...
Matérias relacionadas
Rejuvenescem anos: as duas cores que nos fazem parecer mais jovens, segundo a psicologia
As pessoas mentalmente fortes seguem estes cinco hábitos; os espartanos já os faziam há 2500 anos