Novo Trem Intercidades promete viagem de SP a Campinas em 64 minutos
Os trens estão voltando com tudo! Depois de tantos anos de dependência de transporte rodoviário, o Brasil finalmente voltou novamente os olhos para as ferrovias e projeta inaugurar em 2030 o novo Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas.
Como vai ser?
Para não ser preciso fazer muitas modificações nos terminais ferroviários a opção é os trens terem dois andares. Assim, será possível transportar até 860 passageiros por viagem. Quanto ao preço da passagem, a estimativa é ela custar em torno de R$ 60,00.
A previsão é de que o Governo do Estado lance o edital no primeiro semestre de 2023.
No planejamento está prevista, além da compra de trens, adequação das plataformas da CPTM e melhorias na Linha 7-Rubi, que atualmente faz a ligação entre as estações Brás e Jundiaí.
Com a concessão do serviço, a previsão é os trens partirem da Estação Palmeiras-Barra Funda. Ainda não se sabe se o atual serviço 710, entre Jundiaí e Rio de Grande da Serra permanecerá ativo. No entanto, a atual gestão estadual diz que há planos de incluir o ABC (trecho da linha 10-Turquesa) no edital a ser divulgado em breve.
A concessão terá prazo de 30 anos, a começar 11 meses depois da assinatura do contrato. Se tudo ocorrer bem, o Trem Intercidades deve começar a operar apenas em 2030. A previsão é que a nova concessionária gaste cerca de R$ 1,8 bilhão apenas com a compra de trens.