A teoria do pássaro que usei para testar meu namorado tem respaldo na psicologia: aqueles que a superam têm relacionamentos mais duradouros
Os psicólogos do Instituto Gottman já discutiram esse tipo de jogo há mais de 30 anos, e agora ele está se tornando viral no TikTok.
Há alguns dias, um vídeo surgiu nas redes sociais. Um casal estava tendo uma conversa simples, mas me cativou. Ela estava testando o marido com a teoria dos pássaros, e ela não é a única que já fez isso, com resultados variados, desde piadas picantes até verdadeiras lições de escuta.
Em que consiste a teoria dos pássaros?
O conceito é simples: diga ao seu parceiro que você viu um pássaro ontem e observe a reação dele(a). Quem responder com curiosidade, interesse e perguntas ganha um ponto. Quem ignorar, desconsiderar ou responder com desdém, perde. A ideia é que, se você disser algo insignificante e seu parceiro prolongar a conversa, prestar atenção e fazer perguntas, é porque ele(a) está interessado(a) em você e quer participar da sua vida e das suas experiências, mesmo as menores. A mágica está na simplicidade da brincadeira, porque ela revela como nos comunicamos como casal e, principalmente, o nível de atenção e conexão que temos.
Criado na década de 1990 pelo psicólogo John Gottman, um dos maiores especialistas mundiais em relacionamentos de casal, o jogo tem como objetivo medir a disposição do casal em responder a " tentativas de conexão". Pode parecer trivial, mas um estudo estabeleceu uma relação real entre essas interações e a duração e satisfação do relacionamento. Casais que permaneceram casados após seis anos reconheceram as tentativas de conexão de seus parceiros em 86% das vezes.
Aqueles que se separaram mais cedo responderam em apenas 33% das vezes. Anos depois,...
Matérias relacionadas