Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alerta no Carnaval: Fuja de QR codes falsos e golpes de hotel

Saiba como evitar fraudes digitais e prejuízos financeiros durante a folia no Brasil

11 fev 2026 - 17h05
Compartilhar
Exibir comentários

Cibercriminosos aproveitam o Carnaval para atacar viajantes desatentos. Os riscos aumentam com o uso de redes Wi-Fi públicas, QR codes falsos e fraudes em hospedagens.

Confira como se proteger dos golpes em viagens
Confira como se proteger dos golpes em viagens
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O estudo Norton Cyber Safety Insights: Holiday Shopping 2025, constatou que 9% dos entrevistados no Brasil já foram alvo de golpes enquanto reservavam suas viagens de férias e, entre eles, 86% acabaram se tornando vítimas.

Entre os que caíram nesses golpes, 35% foram por um site de reservas fraudulento, 15% mediante anúncios maliciosos (malvertising), 29% por uma agência de viagens falsa, 39% por supostos "descontos" irreais e 22% dos brasileiros tiveram suas informações bancárias comprometidas.

Iskander Sanchez-Rola, diretor da Norton, explica que ficamos mais relaxados ao viajar. Criminosos aproveitam essa baixa guarda para induzir cliques e acessos em links perigosos.

O impacto econômico é considerável: 91% das vítimas no Brasil relataram perdas com um valor médio de R$ 1.441,93, havendo casos que chegaram a R$ 10.000,00.

Houve também um aumento na exposição de dados. Quase 61% dos entrevistados admitiram compartilhar informações em excesso nas redes sociais durante as férias.

Dentro desse grupo, 31% dos consumidores brasileiros compartilharam publicamente seus planos de viagem nas redes sociais. Enquanto 20% chegaram a publicar uma foto do seu bilhete de viagem sem ocultar dados sensíveis.

Perigos do Wi-fi público

Redes em aeroportos e hotéis são convenientes, mas perigosas. Criminosos podem espionar sua atividade e interceptar conexões para roubar dados bancários e senhas.

Riscos com QR codes falsos

Códigos em locais públicos podem ser adulterados. Golpistas direcionam o usuário para sites de phishing ou instalam malwares para extrair informações valiosas do celular.

Golpes em hotéis e hospedagens

Criminosos ligam para quartos fingindo ser da recepção. Eles pedem dados de cartões alegando erros no pagamento. Fique atento também a anúncios de imóveis inexistentes em plataformas de reserva.

Fraudes no aluguel de carros

Sites falsos oferecem veículos com preços muito baixos. O objetivo é atrair a vítima para roubar o pagamento ou coletar dados pessoais e financeiros.

Skimming em caixas eletrônicos

Dispositivos ocultos em caixas eletrônicos leem os dados do seu cartão. Proteja sempre o teclado ao digitar a senha e evite máquinas com sinais de adulteração.

Dicas de segurança da Norton

  • Use uma VPN: A ferramenta criptografa seus dados e protege sua identidade em redes públicas.

  • Atenção aos QR codes: Não insira dados em sites abertos por códigos QR sem conferir a autenticidade da página.

  • Atualize o sistema: Mantenha apps e o sistema operacional em dia para garantir as últimas correções de segurança.

  • Proteja o aparelho: Use biometria e nunca deixe o celular sem supervisão. Ative a função "Buscar meu dispositivo".

  • Não empreste o telefone: Desconhecidos podem acessar suas contas em segundos. Troque redes sociais em vez de passar seu número.

  • Valide informações: Nunca passe dados bancários por telefone. Em caso de dúvida, vá pessoalmente à recepção do hotel.

Leia também

Conheça o combo de ouro das famosas para o Carnaval

Nail art de Carnaval: 7 tendências para brilhar na folia

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade