A resposta de Noel Gallagher a críticas por prêmio de compositor do ano
Músico desafiou colegas e fez piada ao citar que não compõe material inédito há dois anos, mas mesmo assim teve mais sucesso comercial em 2025 que qualquer outro artista
Noel Gallagher ganhar prêmios por suas composições não é algo tão surpreendente. Através do Oasis e seu trabalho solo, o músico criou várias canções de sucesso. Entretanto, uma polêmica surgiu em torno do prêmio Brit Award mais recente da sua conta.
O vocalista e guitarrista receberá a estatueta de Compositor do Ano na edição 2026 do Brit Awards, juntando-se a artistas como Charli XCX, Ed Sheeran, Kid Harpoon e Raye. O problema para alguns é que Noel não lança nada inédito desde quando foi coautor de três canções no álbum Ohio Players (2024), do Black Keys.
Em participação durante seu programa de esporte favorito, Talksport (via NME), o Gallagher mais velho levou a polêmica na boa. Até questionou a escolha dele para ganhar:
"Eu não componho nada há dois anos. Não sei como esse prêmio caiu no meu colo, mas eu aceito."
Quanto ao possível motivo de ser escolhido, Noel ofereceu uma explicação pragmática. Segundo o músico, o Brit Award é uma premiação focada no aspecto comercial — e poucos artistas venderam tanto em 2025 quanto o Oasis, graças à turnê de retorno do grupo. Ele brincou:
"Nem levantei do sofá pra vender tanto e não sei se tem outro compositor capaz de falar a mesma coisa."
Quando a conversa se virou para outros compositores que podem estar insatisfeitos com a escolha, aí Noel mostrou suas garras. O músico desafiou quem esteja irritado a tirar satisfação com ele em pessoa:
"A gente resolve isso no meio do tapete vermelho. Se algumas dessas equipes 'mela cueca' de composição, todos os 11 membros da equipe, quiserem compor uma música em conjunto, quiser resolver no tapete vermelho, estou lá."
O músico, por fim, brincou que o prêmio de Compositor do Ano pode ser um jeito arranjado para colocar alguém do Oasis na cerimônia. A edição 2026 do Brit Awards será realizada dia 28 de fevereiro em Manchester, terra natal da banda.