A banda de rock que Martin Scorsese tocava para irritar atores no set
Diretor recorreu ao disco de estreia desse grupo pioneiro do punk para instigar Robert De Niro e Harvey Keitel em cenas de luta
O diretor Martin Scorsese revelou um de seus truques no set de filmagens. A estratégia foi adotada, mais especificamente, nas gravações Caminhos Perigosos (Mean Streets, em inglês), de 1973.
Na época, Scorsese recorreu ao disco de estreia do New York Dolls, banda de glam rock e pioneira do punk, para "irritar" os atores Robert De Niro e Harvey Keitel.
A artimanha foi relatada no obituário de David Johansen, vocalista dos Dolls, publicado pelo jornal New York Times na ocasião de seu falecimento, em 28 de fevereiro deste ano. O artigo afirma:
"Descobriu-se que Scorsese e Johansen tinham uma longa admiração mútua: durante as filmagens de Mean Streets, o diretor tocou o primeiro álbum do New York Dolls no set para 'irritar' seus atores antes de filmar as cenas de luta do filme."
Mais sobre o New York Dolls
Lançado em 27 de julho de 1973, o álbum de estreia homônimo do New York Dolls foi um marco na cena underground de NY.
Catalisado pelas apresentações bombásticas da banda ao vivo, ele antecipou muito da agressividade e urgência do punk, combinado ao visual andrógino de David Johansen e demais integrantes do grupo. Alguns de seus clássicos incluem "Personality Crisis", "Trash", "Jet Boy" e "Vietnamese Boy".
Scorsese foi um dos ilustres admiradores dos Dolls, que chegaram a soltar mais um trabalho de estúdio no ano seguinte, Too Much Too Soon (1974), antes de se separarem pela primeira vez.
Nos anos 2000, a banda retomou as atividades, lançou mais três álbuns e se separou em definitivo em 2011. Todos os músicos da formação que gravou o primeiro disco nos deixaram.
Fã da personalidade intrigante de David Johansen, Martin Scorsese inclusive filmou um documentário sobre o vocalista. Personality Crisis: One Night Only foi lançado em 2022.
+++ LEIA MAIS: Os 32 filmes de Martin Scorsese, do pior ao melhor, segundo Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: Martin Scorsese lançará documentário com a última entrevista do Papa Francisco
+++ LEIA MAIS: A reação de Martin Scorsese após assistir a Ainda Estou Aqui