PUBLICIDADE

5 museus que estimulam a participação de mulheres na ciência

Veja quais são os museus espalhados pelo mundo que reconhecem a importância do trabalho feminino na ciência e tecnologia

7 mar 2023 - 17h01
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar da pauta de igualdade de gênero ser bastante discutida nos dias atuais, mulheres de todo o mundo ainda precisam lidar com vários desafios para se consolidar na carreira científica e conseguir reconhecimento na área. Pensando nisso, a Booking.com separou cinco museus inspiradores que defendem a presença de mulheres na ciência e incentivam a próxima geração feminina de cientistas e estudantes de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês). 

Mulheres ainda lidam com a falta de reconhecimento na ciência
Mulheres ainda lidam com a falta de reconhecimento na ciência
Foto: Gorodenkoff | Shutterstock / Portal EdiCase

1. California Academy of Sciences - São Francisco, Estados Unidos

Este museu e centro de pesquisa situado no Golden Gate Park, em São Francisco, é um ótimo lugar para descobrir uma vasta gama de exposições incríveis dedicadas às maravilhas do mundo natural. O California Academy of Sciences abriga um aquário, um planetário, um museu de história natural e uma amostra de floresta tropical que combina com a paisagem ao redor.

O museu conta com cientistas e pesquisadoras de renome mundial trabalhando em projetos importantes e no estudo de sapos e da evolução. Além disso, recebe com frequência mulheres inspiradoras em eventos científicos abertos ao público. O California Academy of Sciences também administra um estágio remunerado de vários anos e um programa de desenvolvimento juvenil para moradores de comunidades normalmente sub-representadas nos campos de STEM - em particular meninas e mulheres.

2. Museum of the Future - Dubai, Emirados Árabes Unidos

O Museum of the Future é uma maravilha arquitetônica que sintetiza a cultura inovadora e visionária da cidade de Dubai. Coberto de caligrafia, o design do museu é construído em forma circular, para representar a humanidade, e situado sobre uma colina verde, para simbolizar a Terra. Esse espaço interativo incentiva os visitantes a mergulhar em experiências futuristas, como uma estação espacial imaginada e uma recriação de realidade mista da Floresta Amazônica.

A exposição Tomorrow Today mostra uma variedade de protótipos de tecnologia, alguns deles inventados por mulheres. Já a exposição Future Heroes vai inspirar a próxima geração de cientistas, oferecendo às crianças descobertas e brincadeiras educacionais.

O visitante pode conhecer os cinco andares do museu e saber mais sobre temas como mudança climática, ecologia e saúde, além de aprender como a inovação pode fundamentar nossa esperança coletiva para o futuro. Para admirar Dubai do alto, é possível subir no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, e desfrutar da vista panorâmica, ou participar de um passeio de balão pela manhã, para ver o nascer do sol e apreciar uma vista da cidade, conforme recomendado por viajantes locais.

3. NEMO Science Museum - Amsterdã, Países Baixos

O NEMO Science Museum é famoso por seu edifício peculiar em forma de barco e seu clima divertido. Lá, é possível encontrar centenas de jogos e exibições interativas para toda a família, como exposições espalhadas pelos cinco andares do museu, que abordam temas como engenharia, física e biologia. No centro, é possível conhecer o laboratório de química especialmente projetado e assistir a experimentos científicos.

A cobertura do NEMO oferece uma vista incrível de Amsterdã e abriga a Energetica, uma exposição ao ar livre com esculturas e instalações que demonstram a energia captada do vento, da água e do sol. O museu visa engajar a geração mais jovem. O local também está envolvido em vários projetos internacionais de empoderamento feminino, incluindo o atual Future Space, financiado pela União Europeia. Essa iniciativa visa encorajar estudantes do ensino médio a ingressar em carreiras como astronomia e ciências.

O Museu do Amanhã defende a construção do pensamento científico em mulheres e meninas
O Museu do Amanhã defende a construção do pensamento científico em mulheres e meninas
Foto: Diego Grandi | Shutterstock / Portal EdiCase

4. Museu do Amanhã - Rio de Janeiro, Brasil

Projetado pelo arquiteto neofuturista espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã se projeta diagonalmente no céu e está situado na região portuária da capital do Rio de Janeiro. Um símbolo de modernização, esse museu experimental foca ideias em vez de objetos. O local também combina o conhecimento da ciência com a criatividade da arte para explorar os desafios que a raça humana enfrentará - das mudanças climáticas ao crescimento populacional e à engenharia genética.

O museu defende a construção do pensamento científico em mulheres e meninas, desmistificando a ciência e conectando-a à vida cotidiana. Sua essência gira em torno do tema da sustentabilidade e certamente vai inspirar futuras estudantes de STEM, além de encorajá-las a desempenhar seu papel na inovação do amanhã.

5. Bloomfield Science Museum - Jerusalém, Israel

O Bloomfield Science Museum é um espaço que estimula a curiosidade e incentiva visitantes a explorar a ciência - perfeito para 89% dos viajantes brasileiros que desejam ter experiências de viagem mais significativas em 2023. Localizada no bairro de Givat Ram, essa instituição informal apresenta um cinema e um jardim científico com jogos interativos ao ar livre, para que as crianças possam se envolver diretamente com a ciência.

O local também hospeda exposições sobre infraestrutura, eletricidade e ilusões, além de oferecer atividades para toda a família, como experimentos com bolhas. O próprio museu encoraja as meninas a buscar a área de STEM nos mundos acadêmico e profissional, trabalhando em estreita colaboração com o Ministério da Educação de Israel para promover ativamente a igualdade de gênero nesse campo.

Por Cleo Calil

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade