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Vale a pena comprar o Volkswagen Polo Highline de R$ 113 mil?

Avaliamos na cidade e na estrada a versão topo de linha do Novo Polo, que ganhou um motor com menos potência, porém mais econômico

25 jun 2023 - 18h29
(atualizado às 22h28)
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Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Novo Polo, da Volkswagen, veio, viu e venceu. Depois de alguns anos no ostracismo, o Volkswagen Polo se tornou um dos carros mais vendidos do Brasil. Antes desprezado e até estigmatizado por preconceito, o Novo Polo já é visto com respeito pelos consumidores e pela concorrência.

Este é o primeiro facelift da sexta geração do Volkswagen Polo, lançada em 2017. As gerações anteriores foram de 1975, 1981, 1994, 2002 (primeira no Brasil) e 2009.

Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Rodamos uma semana com o Volkswagen Polo Highline AT6, que tem motor 1.0 turbo de 109/116 cv de potência e transmissão automática de 6 marchas. Veja a seguir o que é novo, o que nós gostamos, o que pode melhorar, as notas e a conclusão da nossa avaliação, se vale a pena comprar ou não.

O que é novo

O motor 170 TSI substituiu o antigo 200 TSI, o que resultou numa perda de potência de 116/128 cv para 109/116 cv (gasolina/etanol). O torque também foi reduzido, de 200 Nm para 165 Nm. O câmbio AQ 250 foi substituído pelo AQ 160, mais leve..

O design foi aprimorado na frente com um novo para-choque, grade superior mais fina e novos faróis, que agora são de led em todas as versões. Os novos faróis do Polo iluminam 130 m a mais do que os anteriores. O logotipo também é novo.

Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Na traseira houve mudanças na assinatura das lanternas, o nome do carro passou para o centro da tampa do porta-malas, o para-choque é novo e o difusor foi redesenhado.

No interior, o carro ganhou tecido nas portas dianteiras, bancos redesenhados (com apoio de cabeça integrado), painel digital em todas as versões (de 8” e de 10,25”), carregador de celular por indução (sem cabos) e ar-condicionado Climatronic digital 100% tátil. As entradas USB (duas) são do tipo C.

Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Novo Polo tem limpeza dos discos de freios em chuva a partir de 70 km/h, além de bloqueio eletrônico do diferencial. Se houver necessidade, o sistema freia uma das rodas enquanto joga mais torque para a roda que precisa de tração para equilibrar o carro.

O que nós gostamos

O novo Polo TSI 170 automático roda bem em baixos regimes, entre 1.500 e 2.500 rpm. Em regimes mais altos, o motor TSI 170 tem um ronco mais forte do que o TSI 200 e agrada aos ouvidos. Demonstra também boa recuperação de velocidade.

O consumo é baixo e justifica a perda de potência. Com gasolina, o Polo Highline faz 16,4 km/l na estrada e 14,0 km/l na cidade. Com etanol, faz 11,5 km/l na estrada e 9,6 km/l na cidade.

Ótimo trabalho da engenharia da Volkswagen na coxinização do motor, pois o 3 cilindros vibra muito pouco no Polo.

Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O câmbio teve a sexta marcha reprogramada para entregar maior velocidade máxima. Ao contrário de muitos outros carros, cuja sexta marcha é overdrive (apenas reduzindo a rotação para economizar combustível), o Novo Polo tem a sexta marcha buscando a velocidade máxima (192 km/h).

O Polo Highline tem ótima posição de dirigir (mais afundada no banco), volante multifuncional de boa empunhadura, o painel digital de 10” é completo e a multimídia VW Play foi atualizada.

Os airbags laterais que sobem para a coluna B protegem também a cabeça do motorista e do passageiro, como se fossem de cortina (mas sem proteger a traseira).

Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Polo Highline tem um rodar macio, devido ao trabalho na suspensão. As molas foram mantidas, mas os amortecedores foram trocados. E também houve um novo ajuste de suspensão para manter o carro estável, apesar do maior conforto.

As rodas de liga leve de 16” são bonitas e calçadas por pneus relativamente largos, medida 195/55. O estepe é um pouco menor (185/60 R15). 

O que pode melhorar

Quando o carro está em baixíssima velocidade, há turbo lag na solicitação de potência rápida. O motor demora uns 2 segundos para responder. Depois vai bem. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,5 segundos.

A ausência de alguns botões físicos foi uma má ideia da Volkswagen. O ar-condicionado é difícil de ajustar e até o porta-malas é aberto por meio de um toque na tela multimídia.

Por que a Volkswagen eliminou todas as alças de segurança do Volkswagen Polo? Esse tipo de economia na produção faz a gente ter saudades do Fusca, que tinha sua famosa alça no painel.

Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Notas [pela categoria]

Desempenho - 8 (muito bom)

Consumo - 8 (muito bom)

Dirigibilidade - 10 (ótima)

Conforto - 8 (muito bom)

Usabilidade - 9 (ótima)

Conectividade - 10 (ótima)

MÉDIA - 8,8 (MUITO BOM)

Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Volkswagen Polo Highline AT6 170 TSI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Veredicto

Vale a pena comprar o Volkswagen Polo Highline, pois a troca de motor deixou-o mais acessível e o ganho em economia de combustível justifica plenamente a perda de alguns cavalos na potência. O câmbio automático de 6 marchas continua sendo ótimo e a multimídia é campeã. E o carro ficou mais bonito.

Vale a pena olhar também a versão Comfortline, que tem menos equipamentos, porém é a única que vem com a mesma mecânica da Highline e custa R$ 7 mil a menos.

Preços

VW Polo Highline AT6 - R$ 113.290

VW Polo Comfortline AT6 - R$ 106.290

Volkswagen Polo 2023 perde potência, mas fica melhor :
Guia do Carro
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