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Peugeot 208 Turbo estreia abaixo de R$ 100 mil e é empolgante

Já dirigimos o novíssimo Peugeot 208 Turbo 200, que utiliza o motor do Fiat Pulse e chega em três versões bem competitivas

14 set 2023 - 18h30
(atualizado às 22h12)
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Peugeot 208 Turbo 200 Style
Peugeot 208 Turbo 200 Style
Foto: Stellantis / Guia do Carro

O Peugeot 208 Turbo fez sua estreia no mercado brasileiro em três versões: Allure (de entrada), Style (intermediária) e Griffe (topo de linha). Já dirigimos na cidade, na estrada e na Serra do Mar o novo 208 Turbo 200 Active, que tem aspecto mais esportivo e, por isso, utiliza rodas de 17”, maiores do que as da versão Griffe (16”).

O novo Peugeot 208 Turbo entrega tudo que se espera dele e muito mais. Equipado com o motor 3 cilindros 1.0 T200 dos Fiat Pulse e Fastback, o compacto francês tem um desempenho empolgante. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, ou seja, é 1,1 segundo mais rápido do que o celebrado Chevrolet Onix 1.0 Turbo.

O conjunto motor/câmbio usado do Peugeot 208 Turbo tem a mesma configuração aplicada no Fiat Pulse: 130 cv de potência com etanol, 125 cv com gasolina e 200 Nm de torque a partir de 1.750 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT com 7 marchas.

Peugeot 208 Turbo 200 Style
Peugeot 208 Turbo 200 Style
Foto: Stellantis / Guia do Carro

O câmbio oferece três modos de condução: Drive (que privilegia o consumo), Manual (com trocas sequenciais na alavanca) e Sport (mais esportivo). Um dos raros pontos negativos do carro está na posição do botão Sport, localizado abaixo do volante de direção, do lado esquerdo. Quando está no Sport, uma luz amarela acende no botão, porém é preciso baixar a cabeça para visualizar, tirando o olhar da estrada. Não há um único sinal no painel.

Mas isso não desabona o carro, que é mesmo muito bom – não é exagero apontá-lo como o melhor hatch compacto vendido no Brasil, em termos de desempenho, comportamento dinâmico e design, na comparação com os já consagrados Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Se já era competitivo com o motor 1.0 aspirado Firefly (também oriundo da Fiat) e com o polêmico 1.6 aspirado (oriundo da PSA), o Peugeot 208 Turbo 200 fica bem mais forte com o motor turbinado da dupla Pulse/Fastback.

Peugeot 208 Turbo 200 Style
Peugeot 208 Turbo 200 Style
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Embora seja mais potente, o Peugeot 208 Turbo é mais econômico do que o Chevrolet Onix Turbo na cidade (com etanol ou gasolina) e empata com o VW Polo TSI Automático. Perde para ambos no consumo com gasolina, devido à potência maior, porém supera fácil o Peugeot 208 1.6 aspirado em todas as medições.

KML Peugeot 208 Turbo:

  • Etanol cidade: 8,8
  • Etanol estrada: 10,0
  • Gasolina cidade: 12,5
  • Gasolina estrada: 14,5

Para dar uma ideia, o novo Peugeot 208 Turbo tem uma relação peso/potência de 8,9 kg/cv, enquanto no 208 aspirado essa relação é de 9,8 kg/cv. Quanto à relação peso/torque, enquanto o 208 1.6 aspirado tem 7,6 kg/Nm, no 208 Turbo são apenas 5,9 kg/Nm. O resultado é um carro muito mais ágil nas arrancadas, no trânsito e nas retomadas de velocidade.

Peugeot 208 Turbo 200 Style
Peugeot 208 Turbo 200 Style
Foto: Stellantis / Guia do Carro

O Peugeot 208 é um carro bastante atual. Fabricado na Argentina, ele utiliza a consagrada plataforma global CMP da Peugeot/Citroën, que futuramente deve servir de base para carros mais modernos da Fiat. O que faltava mesmo era um motor mais eficiente.

Agora, com o motor turbo mais potente da categoria (130 cv a 5.750 rpm contra 120 cv do HB20 e 116 cv do Onix e do Polo), o carro tem tudo para deslanchar nas vendas. 

Por isso, a Peugeot tem grandes aspirações. De 2020 a 2022 a marca francesa cresceu 6x no mercado brasileiro. Agora, com o 208 Turbo, quer dar um salto definitivo e se firmar entre as 10 marcas mais vendidas no Brasil. Na América Latina, um terço do crescimento da Stellantis veio em vendas de carros da Peugeot.

Quando foi lançado, com o motor 1.6 aspirado, o Peugeot 208 atendia apenas 19% do mercado brasileiro de hatches compactos. Depois, com o motor 1.0 aspirado, ganhou mais 58% de cobertura, chegando a 77% do segmento. Agora, com o novo 1.0 turbo, cobre os últimos 23% e chega a 100%.

Peugeot 208 Turbo 200 Griffe
Peugeot 208 Turbo 200 Griffe
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Para receber o novo motor, a engenharia da Stellantis trabalhou principalmente no motor, no câmbio e na suspensão, que recebeu mais carga nos amortecedores. Além de ser rápido, o 208 também desenvolve boa velocidade máxima, chegando a 205 km/h, contra 192 km/h do polo, 190 km/h do HB20 e 187 km/h do Onix.

Embora a Peugeot tenha copiado a Fiat e falando em “estratégia em Y” para o 208, essa denominação ficou forçada. Na Fiat, a estratégia em Y para as picapes Strada e Toro traz versões topo de linha com preços iguais (ou muito próximos) e conteúdo praticamente idêntico; o que muda é só o estilo do carro.

No Peugeot 208 Turbo, a versão Griffe é francamente superior à Style, que só não é chamada de “intermediária” por uma questão de marketing.

Peugeot 208 Turbo 200 Griffe
Peugeot 208 Turbo 200 Griffe
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Embora tenha as rodas menores, o 208 Griffe Turbo traz todos os itens de segurança Adas, como 6 airbags de série. No 208 Style Turbo são apenas 4 airbags e não itens como alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência. Veja aqui os equipamentos de todas as versões.

Em compensação, o 208 Turbo Style tem disponível um kit Mopar com 35 acessórios divididos nos seguintes temas: esportividade, lazer, tecnologia, proteção e estilo. Os preços da linha Turbo 2024 são os seguintes: 

  • 208 Allure Turbo - R$ 99.990
  • 208 Style Turbo - R$ 109.990
  • 208 Griffe Turbo - R4 114.990
Peugeot 208 Turbo 200 Griffe
Peugeot 208 Turbo 200 Griffe
Foto: Stellantis / Guia do Carro

A Peugeot também anunciou que toda a gama de modelos passa a ter três revisões pelo preço de uma. No caso do 208, as três primeiras revisões de toda a linha custa apenas R$ 530 (a cada 10.000 km ou a cada 12 meses). A Peugeot tem expectativa de colocar o 208 entre os hatches mais vendidos do Brasil.

Principais dados técnicos

Motor: 3 cilindros 1.0 turbo flex

Potência: 130 cv /125 cv (e/g) a 5.750 rpm

Torque: 200 Nm a 1.750 rpm (e/g)

Câmbio: 7 marchas CVT

Comprimento: 4,055 m

Largura: 1,960 m

Altura: 1,453 m

Entre-eixos: 2,538 m

Pneus: 195/55 R16 (Allure e Griffe) ou 205/45 R17 (Style)

Suspensão: McPherson (d) e eixo de torção (t)

Freios: discos ventilados (d) e tambor (t)

Direção: elétrica

Peso: 1.157 kg (Allure), 1.169 kg (Griffe) ou 1.177 kg (Style)

Porta-malas: 265 litros (VDA) ou 311 litros (total)

Tanque: 47 litros

Km/litro cidade: 8,8 (e) e 12,5 (g)

Km/litro estrada: 10,0 (e) e 14,5 (g)

0 a 100 km/h: 9s0

Velocidade máxima: 205 km/h

Emissão de CO2: n/d

Guia do Carro
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