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GM toma decisão que coloca em risco sucesso da nova Montana

Rumores de que a nova picape Chevrolet Montana terá suspensão traseira por eixo de torção são mal-recebidos por especialistas

11 out 2022 - 07h00
(atualizado às 19h06)
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Projeção da nova picape Chevrolet Montana
Projeção da nova picape Chevrolet Montana
Foto: Kleber Silva / KDesign

A General Motors ainda não revelou oficialmente, mas há fortes rumores de que a nova picape Chevrolet Montana terá suspensão traseira por eixo de torção, e não independente. Trata-se de uma decisão polêmica da GM e que coloca em risco o sucesso da nova Montana, caso a escolha seja confirmada.

Pelo menos três especialistas ouvidos pelo Guia do Carro, que não quiseram se identificar, foram unânimes em considerar que o novo Chevrolet Montana pode ter uma desvantagem competitiva com esse tipo de suspensão. As três picapes que são parâmetro para a nova Montana – Fiat Toro, Renault Oroch e Ford Maverick – utilizam suspensão traseira multilink, com rodas independentes.

Um dos especialistas comentou que “a GM deve ter tomado a decisão de usar eixo de torção na suspensão traseira por questão de custo inferior, robustez no uso da picape e manutenção mais barata para os usuários”, mas observou que “toda a concorrência utiliza suspensão multilink”.

Novo Chevrolet Montana
Novo Chevrolet Montana
Foto: GM / Divulgação

Outro afirmou em relação à escolha da GM que “se for confirmado isso, será um tiro no pé”. Um terceiro especialista comentou que a opção pela suspensão por eixo de torção “não é uma boa decisão”, e lembrou que a GM já havia dado um passo atrás quando lançou o Chevrolet Montana da última geração.

A Renault e a Fiat optaram por suspensão independente na traseira, com reforços estruturais, para melhorar a dirigibilidade das picapes Oroch e Toro. As duas picapes são muito elogiadas nesse ponto. A Ford também trouxe a Maverick equipada com suspensão traseira independente.

Vale dizer que o Fiat Toro inovou ao introduzir o conceito de SUP (Sport-Utility Pick-up) e ganhou pontos ao trafegar de forma confortável e segura tanto com a picape vazia quanto carregada. Ao contrário das picapes médias, com carroceria sobre chassi, a Toro não oscila verticalmente ao rodar em maiores velocidades, o que reduz bastante seu risco de capotagem.

A GM já fez algumas revelações sobre o novo Chevrolet Montana. Já sabemos que ela terá uma cabine ampla, vários sistemas de segurança e conectividade e baixo consumo de combustível. Resta saber se os rumores de que a picape terá suspensão traseira por eixo de torção serão confirmados. E se for, como a GM vai justificar uma escolha diferente das picapes que fazem sucesso na categoria intermediária.

Guia do Carro
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