Ford cai para 22º lugar no ranking de automóveis de passeio
Com baixíssimas vendas no segmento SUV, Ford não explora o potencial do Bronco Sport, que ficou em 128º lugar em abril
Dois anos depois da dramática decisão de encerrar a produção de veículos no Brasil, a Ford está perdendo relevância no mercado de automóveis de passeio. Com apenas três modelos de versão única à venda – Territory, Bronco Sport e Mustang –, a Ford caiu para 22º lugar no ranking.
Se o 20º lugar obtido em 2022 já era um resultado assombroso, considerando o grande potencial do ótimo Ford Bronco Sport, o 22º lugar do primeiro quadrimestre deste ano é um vexame histórico. Com apenas 679 vendas de janeiro a abril, a Ford parece apostar todas as suas fichas nos segmentos de picapes e furgões.
Mas, ao contrário do que ocorre no mercado de automóveis de passeio, nos comerciais leves a Ford vai bem. Este ano já conseguiu ultrapassar a Renault e subiu para 5º lugar. O Ford Ranger vendeu quase 7 mil unidades e está em 3º lugar em sua categoria. O Ford Transit, com 1.110 vendas, também é 3º na categoria.
Pelo menos dois modelos da Ford poderiam estar vendendo mais. Um é o Ford Maverick, picape premiada no Trend Car 2023 como o melhor lançamento do ano passado. Outro é o Bronco Sport, único modelo que tem condições técnicas de derrubar o Jeep Compass entre os SUVs médios.
Em abril, com apenas 25 emplacamentos, o Ford Bronco Sport ficou num insignificante 128º lugar no ranking geral de vendas no Brasil. O Ford Territory foi um pouco melhor, com 88 vendas e o 84º lugar na classificação. Os dois SUVs são importados apenas nas versões mais caras.
Os preços do Ford Bronco Sport (R$ 272.790) e do Ford Territory (R$ 219.390) estão entre os fatores que derrubaram a Ford para o 22º lugar no mercado de automóveis de passeio. O Ford Mustang, apesar de caríssimo, é um superesportivo e há tempos se mantém como um dos dois carros mais vendidos de seu nicho (ganhou o Prêmio Trend Car 2022 como Melhor Carro Premium).
No mercado de automóveis de passeio, a Ford vendeu apenas 165 unidades em janeiro, 221 em fevereiro, 156 em março e 137 em abril. Assim, está atrás da novata BYD chinesa e da tradicional Kia coreana, que sempre foi importadora.
Ao que tudo indica, a Ford seguirá dedicando-se mais aos veículos comerciais leves e do que aos SUVs. Recentemente, além de iniciar a importação da icônica picape americana F-150 em duas versões, a Ford anunciou investimentos de R$ 3,3 bilhões na Argentina para melhorar ainda mais a picape Ranger. Mas há a promessa de 10 novos lançamentos, então sua posição entre os carros de passeio pode melhorar.
Graças especialmente à Ranger, a Ford ocupa atualmente o 12º lugar no ranking geral. Em termos financeiros, a empresa vive um bom momento no país. No ano passado, entre as 14 marcas mais populares, a Ford teve o melhor faturamento médio por veículo vendido (R$ 272.177), enquanto a Fiat, líder de mercado, faturou 2,5 vezes a menos (R$ 105.449 por carro vendido).