PUBLICIDADE

Fantic XE 300: uma italiana de enduro com motor 2T e injeção eletrônica

7 nov 2023 - 14h19
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fantic dá mais um passo no crescimento do seu line-up e entra no mercado de enduro com motor 2 tempos com alimentação eletrônica e lubrificação separada. Dessa forma, a nova XE300 2T movido pelo propulsor Minarelli Euro5, com injeção e partida elétrica, entre outras soluções técnicas, acaba de ser lançada.

Trata-se de uma motocicleta nascida das competições, já que a primeira versão dela foi desenvolvida com a contribuição de Davide Guarneri, em 2022. A máquina foi projetada para ser potente, em busca de um forte desempenho graças ao motor de 292,9 cm³ que gera uma potência de 50 cv e uma curva de torque generosa.

Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online

Vale destacar que a Minarelli criou quase do zero este motor. A tecnologia garante sua performance, graças a um sistema de injeção eletrônica de duplo injetor Dell'Orto que emite boa regularidade de funcionamento e conformidade com o padrão de homologação E5 Plus.

A válvula de escape é eletrônica, permitindo uma curva de torque completa em todas as velocidades, das cinco que o câmbio possui, além de contar com embreagem hidráulica que permite maior precisão e mínimo esforço na alavanca.

Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online

Fantic Electric, o primeiro scooter elétrico da marca italiana chegou!

MOTOCICLISMO 310: confira os principais destaques desta edição

BMW S 1000 XR 2024: tecnologia para melhorar o que já era bom!

Alguns atributos da Fantic XE 300 2024

Outros detalhes são a lubrificação separada, com tanque de óleo ao lado do de gasolina de 9 litros. A junção é feita antes da admissão e o combustível/ar/óleo já misturado entra no cilindro através de uma caixa de palhetas VForce.

O motor de partida é elétrico, embora também possua pedal e dispõe de dois mapas de funcionamento junto com o controle de tração, com diversos níveis de intervenção que podem ser desligados. Tudo isso é gerenciado a partir dos painéis de botões no guidão esquerdo.

Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online

O resfriamento foi resolvido com um redesenho dos radiadores em comparação com as versões anteriores do XE 2T, incluindo um ventilador elétrico montado no radiador direito como padrão.

Siga a MOTOCICLISMO nas redes:

Instagram | Facebook | Youtube

Twitter | GoogleNews

Chassis de alumínio

A moto tem quadro e braço oscilante de alumínio, além do esquema de suspensão e articulação. A Fantic XE 300 é uma das poucas motos de enduro 2T com quadro de alumínio de berço semiduplo, o que garante uma relação rigidez/leveza interessante.

Como as demais irmãs da linha, ela conta com a suspensão Kayaba com garfo de cartucho fechado SSS de 48 mm (curso de 300 mm), e amortecedor Kayaba (310 mm). É uma motocicleta ágil e com a distância entre eixos de 1.485 mm e altura do assento de 970 mm, com capa antiderrapante.

Na parte ergonômica, estudada pela equipa de testes da Fantic, apresenta dimensões mínimas e centralização máxima de massas. Possui tanque de óleo e gasolina integrado, deixando uma posição mais estreita.

A parte traseira foi completamente redesenhada em comparação com outros modelos 2 tempos off-road da Fantic, garantindo espaço para muito mais componentes eletrônicos, como a bateria, mas mantendo as mesmas dimensões. A placa do farol é em LED com uma configuração marcante.

O preço sugerido na Europa será de 10.390 euros, cerca de R$ 54.600 em conversão direta.

  • Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online
  • Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online
  • Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online
  • Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online
  • Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online
  • Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online
  • Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online
  • Nova Fantic XE 300, uma moto de enduro italiana com injeção eletrônica
    Nova Fantic XE 300, uma moto de enduro italiana com injeção eletrônica
    Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online
  • Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online
  • Foto: Motociclismo Online / Motociclismo Online
Motociclismo Online
Compartilhar
Publicidade
Publicidade