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BYD Dolphin elétrico e Song híbrido serão fabricados na Bahia

Montadora chinesa já definiu quais serão seus primeiros carros produzidos na fábrica de Camaçari a partir de 2024

4 jul 2023 - 21h47
(atualizado em 14/8/2023 às 14h06)
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BYD Dolphin: primeiro carro elétrico chinês que será fabricado no Brasil
BYD Dolphin: primeiro carro elétrico chinês que será fabricado no Brasil
Foto: BYD Cars / Guia do Carro

A BYD já definiu quais serão os primeiros carros que vai produzir na nova fábrica de Camaçari, na Bahia. O primeiro carro elétrico será o Dolphin e o primeiro híbrido será o Song Plus. A informação foi dada ao Guia do Carro por uma fonte ligada à montadora chinesa.

Oficialmente, a BYD não informa quais serão os primeiros modelos escolhidos para produção nacional a partir do segundo semestre de 2024. A montadora chinesa vai fabricar ao mesmo tempo três fábricas na mesma cidade em que a Ford abandonou a produção nacional.

O anúncio foi feito em Salvador, num evento que teve a participação do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O governo baiano disse que vai intervir junto à Ford para fechar as negociações, mas que, se não houver acordo, cederá uma área em Camaçari para a BYD levantar suas três fábricas.

BYD Dolphin chegou com a maior autonomia elétrica e preço surpreendente
BYD Dolphin chegou com a maior autonomia elétrica e preço surpreendente
Foto: BYD Cars / Guia do Carro

Com a produção nacional, o BYD Dolphin elétrico pode ficar ainda mais acessível do que é hoje, quando já tem preço similar ao Renault Kwid E-Tech (cerca de R$ 150 mil), apesar de ter um porte maior e mais atributos técnicos.

O BYD Dolphin mede 4,125 m e tem ótimos 2,700 m de entre-eixos (igual ao Toyota Corolla), o que lhe garante maior espaço interno do que o Renault Kwid elétrico, que tem 3,734 m de comprimento e 2,423 m de entre-eixos.

Em seu perfil no Instagram, o especialista Adriano Resende, ex-Fiat, fez a seguinte análise: “Para trabalhar o caráter confiabilidade a BYD foi firme na direção do bolso do cliente. E não estou falando de preço do veículo. Falo aqui da Garantia”.

Segundo Resende, o Dolphin importado tem garantia de 5 anos ou 200.000 km para o carro e de 8 anos sem limite de quilometragem para a bateria. Já o O Kwid elétrico tem 3 anos de garantia para o carro e de 8 anos para a bateria com limite de 120.000 km. “Tudo certamente para deixar seu comprador sossegado”, afirmou Resende.

BYD Song Plus híbrido plug-in custa R$ 269.990 e também será fabricado na Bahia
BYD Song Plus híbrido plug-in custa R$ 269.990 e também será fabricado na Bahia
Foto: BYD / Divulgação

Para dar uma ideia do sucesso do BYD Dolphin ainda como carro importado, ele já atingiu 1.000 encomendas, segundo a fonte. Por isso, a escolha do Dolphin é natural. Quanto ao pequeno BYD Seagull, ele será lançado antes da inauguração das fábricas na Bahia, mas não há planos imediatos de produção para o modelo de entrada.

Já o BYD Song Plus, que é um híbrido plug-in, vai brigar diretamente com o Haval H6 PHEV, da também chinesa GWM, que ainda não decidiu produzir o carro localmente. Vai lançar primeiramente uma picape Poer e um SUV de carroceria sobre chassi da marca Tank.

Atualmente, como importado, o BYD Song Plus híbrido plug-in custa R$ 269.990 e faz 15,6 km de gasolina na cidade. Ele utiliza dois motores: um elétrico de 132 kW (ou 170 cv) e um 1.5 a combustão de 81 kW (ou 110 cv).

Haval H6, o surpreendente híbrido da chinesa GWM :
Guia do Carro
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