PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

BYD terá 3 fábricas na Bahia, inclusive de carros elétricos

BYD vai investir R$ 3 bilhões em Camaçari (BA) para operar três fábricas; início das atividades está previsto para o próximo ano

4 jul 2023 - 14h31
(atualizado em 14/8/2023 às 14h04)
Compartilhar
Exibir comentários
BYD confirma fábrica na Bahia e produção de elétricos e híbridos.
BYD confirma fábrica na Bahia e produção de elétricos e híbridos.
Foto: BYD / Guia do Carro

A gigante chinesa BYD ainda não confirmou a aquisição do complexo que pertencia à Ford em Camaçari (BA), mas anunciou que vai operar três fábricas no local ao mesmo tempo, um feito inédito para a empresa. O anúncio foi feito na terça-feira, 4, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

A BYD comunicou que via investir R$ 3 bilhões no complexo, que será constituído por três fábricas: a primeira será dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos.

A segunda vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades/ano em sua primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades/ano posteriormente.

A terceira planta será voltada ao processamento de lítio e de ferro fosfato, componentes utilizados em baterias, e atenderá ao mercado externo, aproveitando a estrutura portuária existente no local.

“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, declarou Stella Li, CEO da BYD Américas. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no País, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completou.

BYD confirma fábrica na Bahia e produção de elétricos e híbridos.
BYD confirma fábrica na Bahia e produção de elétricos e híbridos.
Foto: BYD / Guia do Carro

Previsto para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2024, o novo complexo deve gerar mais de 5 mil empregos. “A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “Na BYD, temos o forte compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”, acrescentou.

A montadora chinesa afirmou, por meio de comunicado, que pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Para a realização de obras civis, a BYD também vai priorizar a contratação de empresas estabelecidas na região.

É importante lembrar que Camaçari não será a primeira fábrica da BYD no Brasil. A empresa já conta com uma planta localizada em Campinas (SP), onde produz chassis e ônibus elétricos desde 2015.

A partir de 2017, construiu outra unidade dedicada à fabricação de painéis fotovoltaicos para captação de energia solar. Em 2020, uma nova instalação foi montada em Manaus (AM), para construir baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), usadas em caminhões e ônibus elétricos.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade