Variant Bio lança plataforma de IA para descoberta de medicamentos por meio de dados genéticos
A Variant Bio, uma empresa privada de biotecnologia, disse nesta terça-feira que lançou uma plataforma que usa inteligência artificial em dados genéticos para descobrir novos candidatos a medicamentos a serem enviados para testes em humanos.
Os desenvolvedores de medicamentos estão aumentando a adoção de IA para testes de descoberta e segurança, a fim de obterem resultados mais rápidos e baratos, em linha com um impulso da agência de alimentos e medicamentos dos EUA (FDA) para redução de testes em animais em um futuro próximo.
A plataforma de inferência da Variant usa IA agêntica - agentes autônomos de IA que trabalham com o mínimo de intervenção humana - para descobrir drogas por meio da análise de dados genômicos humanos públicos e proprietários de estudos globais, juntamente com outros conjuntos de dados biológicos em grande escala.
Separadamente, a empresa de descoberta de IA também anunciou uma colaboração de pesquisa de vários anos e um acordo de licenciamento com a Boehringer Ingelheim para pesquisa de medicamentos para doenças renais usando sua plataforma Inference.
De acordo com o contrato, a Variant Bio receberá um pagamento adiantado e será elegível para possíveis pagamentos de licenças, totalizando mais de US$120 milhões.
A Variant Bio disse que sua plataforma Inference está disponível para parceiros de pesquisa e que tem colaborações com várias farmacêuticas em negócios que totalizam mais de US$200 milhões.
No ano passado, a farmacêutica Eli Lilly também lançou uma plataforma de IA e aprendizado de máquina chamada TuneLab para fornecer às empresas de biotecnologia acesso a modelos de descoberta de medicamentos treinados com base em anos de seus dados de pesquisa.
Vários outros fabricantes de medicamentos também anunciaram colaborações em um esforço para compartilhar dados proprietários para treinar modelos de IA para auxiliar na descoberta e no desenvolvimento de medicamentos.