Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

UFSC encontra cocaína na água e não é a primeira vez que o narcótico contamina seres aquáticos

Além da droga, outros contaminantes como cafeína e antibióticos também foram encontrados

24 fev 2025 - 15h45
(atualizado em 24/2/2025 às 08h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) encontraram 35 contaminantes emergentes em amostras coletadas na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Entre esses contaminantes estava a benzoilecgonina, o principal metabólito da cocaína, e a própria cocaína em amostras de água, sedimentos e biota.

Os contaminantes emergentes são aqueles de uso diário, como cosméticos, medicamentos e produtos de higiene pessoal. A cafeína foi o elemento em maior concentração, seguida pela ciprofloxacina, antibiótico utilizado em infecções causadas por bactérias. A clindamicina, outro antibiótico, e o diclofenaco também foram detectados. As substâncias da cocaína foram observadas em 63% das amostras analisadas, sugerindo uma presença significativa e consistente no ambiente.

O estudo começou logo após o rompimento da lagoa de tratamento ocorrido em fevereiro de 2021, que inundou casas e ruas com esgoto sanitário. Como uma das medidas para mitigar esse acidente de grandes proporções, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) criou um Programa de Recuperação Ambiental, do qual o estudo faz parte.

As amostras foram coletadas em pontos estratégicos da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, considerando áreas próximas à estação de tratamento de esgoto, às áreas urbanizadas e às regiões de maior biodiversidade.

Além de representar risco para os habitantes das regiões, as contaminações também podem afetar a vida animal. Compostos como o diclofenaco e a cafeína mostraram altos ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Sabíamos que Yellowstone escondia um imenso vulcão, mas não o local onde iria explodir; até agora

Um estudo acaba de confirmar o que já suspeitávamos: o leite vegetal tem menos nutrientes que o leite de vaca

A ciência descobriu um uso prático incomum para sobras de borra de café, e não tem nada a ver com cozinhar

Protoclone V1: o robô que transpira e imita movimentos humanos com 1.000 músculos artificiais

O que antes custava 1,5 bilhão de dólares à SpaceX, agora custa 15 milhões: é assim que ela está pulverizando lançamentos espaciais

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade