Twitter dá prazo para 'desverificação' de perfis antigos; veja data
Medida já havia sido antecipada por Elon Musk nos últimos meses; selo devo continuar para assinantes do Blue
O Twitter determinou um prazo para o fim dos selos de verificação azul concedidos a perfis "antigos", isto é, aqueles verificados antes de Elon Musk assumir a companhia, em outubro de 2022.
A data anunciada pela rede social ficou para 1.º de abril, quando a "desverificação" deve começar para todos os selos azuis que não pertencem ao Twitter Blue — serviço de assinatura que, entre outros benefícios, concede verificação aos usuários.
A medida já havia sido antecipada por Elon Musk nos últimos meses e, até então, estava sem prazo para entrar em vigor.
On April 1st, we will begin winding down our legacy verified program and removing legacy verified checkmarks. To keep your blue checkmark on Twitter, individuals can sign up for Twitter Blue here: https://t.co/gzpCcwOpLp
Organizations can sign up for https://t.co/RlN5BbuGA3…
— Twitter Verified (@verified) March 23, 2023
Até a gestão de Musk, o Twitter concedia o selo de verificação azul a usuários considerados notáveis na rede social, como artistas, políticos, celebridades, jornalistas e empresas. Criado em junho de 2009, o objetivo era evitar que perfis falsos tentassem se passar por essas pessoas na rede.
Desde que o bilionário comprou o Twitter, a verificação de novos perfis foi interrompida e foi substituída pelo Twitter Blue, pelo qual usuários pagam R$ 42 ao mês para ter uma série de benefícios, como Editar Tuíte, Marcar Pastas e Tuítes Mais Longos.
Verificação para empresas sai por US$ 1 mil ao mês
Além disso, nesta quinta-feira, 23, o Twitter lançou o recurso de Organizações Verificadas, em que empresas verificadas pagam uma assinatura para que a plataforma mantenha o selo de verificação dourado em suas contas. O valor sai por US$ 1 mil (ou R$ 5,3 mil, pela cotação atual do dólar).
De acordo com reportagem do site especializado The Information, as companhias que não pagarem a assinatura vão perder os selos atuais.
Além disso, é possível que as organizações paguem uma taxa extra de R$ 260 mensais para adicionar um "crachá" virtual em cada conta afiliada à empresa, como gerentes, representantes e funcionários.