Trump reúne principais CEOs de big techs para falar sobre IA nesta quinta; Musk não foi convidado
Entre os nomes na lista da reunião estão Mark Zuckerberg, Sam Altman, Sundar Pichai, Tim Cook e Satya Nadella
Um encontro com CEOs das maiores empresas de tecnologia dos EUA seguido de um jantar na Casa Branca deve ser a programação de vários magnatas nesta quinta-feira, 4, a convite do presidente americano Donald Trump. O encontro, que deve começar com uma conversa sobre inteligência artificial (IA) organizada pela primeira-dama Melania Trump, deve reunir nomes importantes do setor. O CEO do X e da Tesla, Elon Musk, aliado do governo no início do mandato, porém, não foi convidado por Trump para o evento.
De acordo com o site The Hill, que teve acesso à lista de convidados, executivos como Bill Gates, fundador da Microsoft, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, Sam Altman, CEO da OpenAI, Sundar Pichai, CEO do Google, Tim Cook, CEO da Apple e Satya Nadella, CEO da Microsoft, estarão presentes no encontro. Outros 20 executivos e investidores também devem comparecer à Casa Branca nesta quinta-feira.
"O presidente está ansioso para receber os principais líderes empresariais, políticos e tecnológicos para este jantar e para os muitos jantares que virão no novo e belo pátio do Rose Garden", disse o porta-voz da Casa Branca, Davis Ingle, segundo a Reuters.
O jantar será feito no recém reformado Rose Garden, antes um jardim tradicional adjacente à Casa Branca. Em março deste ano, o presidente americano pavimentou o local para incluir um pátio e mesas, em uma estética semelhante à sua residência em Mar-a-Lago.
Mais que exibir o espaço, Trump quer manter os laços com o Vale do Silício em um momento em que as suas políticas tarifárias ao redor do mundo tem levado países a discutirem sobre possíveis retaliações à serviços das big techs americanas.
O encontro, entretanto, busca discutir IA e sua aplicação, em uma força tarefa montada pela primeira-dama americana para desenvolver um programa de educação em IA para jovens americanos. A ideia é que pelo menos parte dos convidados para o jantar estejam presentes nas discussões sobre o assunto.
Após o desentendimento de Musk com Trump ao término do serviço do executivo no governo, a relação entre os dois tem tido altos e baixos, com indiretas publicadas nas redes sociais e a discordância do dono do X em relação a algumas políticas de Trump. Ingle, porta-voz da Casa Branca, confirmou que o bilionário não está na lista de convidados.