Tentamos usar IA para verificar se as imagens da guerra entre Irã e Israel foram feitas por IA e foi um desastre
A IA é muito boa em criar imagens e vídeos falsos, mas é péssima em checar fatos
Circulação de imagens falsas nas redes sociais não é novidade, mas, na era da IA, está cada vez mais difícil identificá-las. Isso tem feito muita gente até desconfiar de fotos reais. A viralização de fotos feitas com IA durante eventos importantes já é o novo normal e agora vemos isso com o conflito entre Israel e Irã. A IA é muito boa em gerar imagens falsas, mas e para verificar se foi uma IA que fez a imagem? Nem tanto.
As fotos em questão: ao mesmo tempo em que um veículo iraniano publicava a notícia de que o Irã havia derrubado um F-35 israelense, duas imagens começaram a se espalhar rapidamente nas redes sociais, embora logo soubéssemos que eram falsas. Uma delas, a do F-35 acidentado e cercado por curiosos, é especialmente chamativa. Para começar, as proporções não fazem sentido: o avião parece gigante quando, na verdade, mede 16 metros, e as pessoas são maiores que os prédios. E isso sem mencionar que os danos no avião são mínimos para uma aeronave abatida.
Essas imagens não foram as únicas geradas por IA a circular nos primeiros dias do conflito. Também apareceram vários vídeos como este de um míssil iraniano enorme que parece bastante real — até percebermos a marca d'água do Veo, que denuncia que foi feito por IA, ou este de uma Tel Aviv destruída.
A IA é péssima em checar fatos
Veículos especializados em fact-checking, como o Maldita, já desmentiram essas e outras imagens criadas por IA no contexto do conflito entre Irã e Israel. No entanto, alguns usuários ...
Matérias relacionadas
O personagem que já parecia real no PS3 agora está inacreditável no PS5
É muito fácil obter a senha do WiFi do seu amigo sem precisar pedir
Você tem apenas 5 semanas antes que a Microsoft delete todas as suas senhas