Stellantis planejou evitar todas as tarifas do carro elétrico chinês com Leapmotor; o que não contava com a própria China
Há menos de um ano, a Stellantis chegou a um acordo com a Leapmotor. A empresa chinesa de carros elétricos era uma das empresas com mais perspectivas de crescimento e o conglomerado automobilístico liderado por Carlos Tavares tinha grandes esperanças nela.
Apesar de suas críticas contínuas aos carros elétricos chineses e até mesmo de encerrar seus negócios no país, Tavares tornou público um acordo pelo qual a Stellantis fabricaria e distribuiria os carros da Leapmotor fora do país asiático.
A mudança parecia trazer benefícios apenas para ambos os lados. Por um lado, a Leapmotor desenvolveria os carros e produziria o carro base para vender na China. A Stellantis comercializaria o mesmo produto, mais barato que o europeu, fora do continente asiático.
O conglomerado de carros não verá lucro com o que é vendido na China e a divisão chinesa da Leapmotor também não verá lucro com o que é vendido fora do país. Ao mesmo tempo, o fabricante chinês ganha uma presença internacional sem gastar dinheiro com concessionárias ou construir sua própria rede comercial e a Stellantis não investe em desenvolvimento de produtos e usa suas próprias concessionárias para colocar um carro no mercado com risco mínimo.
Uma jogada de mestre que as tarifas ameaçam explodir.
Stellantis, Leapmotor e tarifas
Com tudo isso em mente, a Stellantis começou a movimentar chips para vender seus carros elétricos chineses na Europa. Com as tarifas pairando no alto, havia duas possibilidades: vender os carros e ...
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