Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sistemas operacionais na nuvem são opção barata e segura

3 set 2012 - 09h36
Compartilhar

Os sistemas operacionais na nuvem estão se popularizando, e mesmo quem não os utiliza já pode usufruir da liberdade oferecida por este tipo de computação. Para quem deseja driblar as impossibilidades do armazenamento local, a Google lançou em 2009 o sistema operacional Chrome OS, que opera utilizando recursos armazenados online. De aplicativos a arquivos acessados, nada fica na máquina - para serem acessados, basta uma conexão com a internet.

Sistemas operacionais na nuvem já são realidade e tem diferentes opções
Sistemas operacionais na nuvem já são realidade e tem diferentes opções
Foto: Shutterstock

Outra opção é a utilização de sistemas operacionais online, que rodam na nuvem, mas estão acessíveis por meio de qualquer browser. Um exemplo é o Cloudo, sistema operacional gratuito que pode ser acessado de qualquer lugar e diversas plataformas, como tablets, smartphones e até televisores equipados com acesso à internet.

Para o professor Tiago Ferreto, da faculdade de Informática da PUC-RS, a computação na nuvem é somente uma forma diferente de armazenar os dados. "Atualmente utilizamos alguns serviços de computação em nuvem, como Google Docs, DropBox, Windows Live Hotmail junto a serviços de computação local, como, por exemplo, softwares instalados na máquina local, armazenando dados no HD local. O objetivo desses sistemas operacionais é fazer com que tudo fique na nuvem de forma transparente para o usuário. Todos os softwares utilizados estão na nuvem com os dados, mas o usuário tem a sensação de que está acessando softwares locais", comenta.

Vantagem é baixo custo

Para a Google, uma das maiores vantagens do modelo é o custo, reduzido devido aos padrões convencionais de computação fora da nuvem, no qual os gastos com atualizações de máquinas e servidores se tornam dispensáveis. Além disso, a participação dos usuários, por meio de opiniões, necessidades e perspectivas diferentes, ajuda na evolução do produto que, ao ser atualizado na nuvem, tem suas modificações disponibilizadas ao mesmo tempo para todos os usuários. Outro aspecto positivo apontado pela gigante são as equipes especializadas que monitoram os sistemas 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo segurança e estabilidade das funcionalidades.

Segundo Ferreto, mesmo os sistemas convencionais estão virando-se para a nuvem, trazendo funções diretamente ligadas a ela. "Acredito que os novos sistemas operacionais já estão indo nessa direção. O Windows 8 e o Mac OSX Mountain Lion já possuem alta integração com serviços na nuvem de forma bastante transparente".

Chrome OS

Apresentado em novembro de 2009, o Chrome OS era um conceito já explorado por outras empresas: um sistema operacional que roda diretamente na nuvem. O diferencial apresentado pela Google foi a integração completa com seus já consolidados serviços online, como o Google Drive e Picasa. O sistema, no primeiro momento, se assemelha ao navegador Chrome, porém é criado sobre uma variação do sistema operacional Linux, gratuito e de código aberto, e tem todas as suas funcionalidades baseadas em serviços online.

Em maio de 2011, foram lançados os primeiros notebooks equipados de fábrica com o sistema operacional voltado para nuvem, o Samsung Series 5 Chromebook e o Acer Chromebook. Os aparelhos traziam configurações mais avançadas do que as do produto padrão, apresentado no ano anterior. No início deste ano, foi lançada a atualização mais radical para o Chrome OS: sua interface minimalista foi incrementada com elementos mais comuns em sistemas operacionais padrão. A mudança aponta para uma demanda frequente dos usuários, a falta de recursos visuais do sistema. No Brasil, nenhum dos modelos de notebook equipados com Chrome OS chegou às lojas e, segundo a assessoria de comunicação da Google, não há previsão de lançamento.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra