PUBLICIDADE

Seu teclado do computador está desconfigurado? Veja como resolver

Opções para resolver problemas vão desde soluções no próprio teclado quanto no computador

17 jun 2024 - 09h36
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Se o teclado do seu computador foi desconfigurado, existem algumas formas de consertá-lo. Quer algumas teclas não estejam funcionando, quer elas estejam trocadas, há soluções que podem corrigir o problema.

Teclado pode ser desconfigurado por erros no próprio computador
Teclado pode ser desconfigurado por erros no próprio computador
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Estadão

A desconfiguração pode se dar graças a algum tipo de vírus ou em razão do acionamento acidental de determinadas teclas. O primeiro passo é entender se o erro está acontecendo no teclado em si ou no computador.

Assim, algumas dicas envolvem limpar os conectores e as teclas, reconectar o teclado à máquina e até mesmo testá-lo em outro computador. Caso o problema não seja resolvido, a questão deve estar relacionada ao teclado em si. Se o erro desaparecer, deve haver algo de errado com o computador.

Uma opção que pode ocasionar erros é o uso da tecla NumLock, que pode trocar algumas letras por números quando o usuário digita palavras. Para desativá-la, basta apertar a tecla em si. Se ela dividir espaço com algum outro caractere, é preciso selecionar Fn + NumLock.

No entanto, se o botão não estiver funcionando, será necessário desativá-lo no teclado virtual. Basta selecionar "Windows" ou "Iniciar", "Configurações" e "Acessibilidade". Depois disso, é só escolher "Interação", "Teclado" e clicar em "Teclado Virtual". Então, selecione "Opções" e "Ativar Teclado Numérico". Aparecerá a opção "NumLock", que deve ser ativada. Por fim, basta desligar o teclado virtual.

Outra opção é que o problema esteja no computador. Para evitar essa possibilidade, deve-se manter os drivers atualizados. Assim, é só ir na caixa de pesquisa da barra de ferramentas, escrever "Gerenciador" e então optar pelo "Gerenciador de Dispositivos". Clique em "Teclados" com o botão direito e escolha "Verificar se há alterações no hardware".

Se o sistema não atualizar automaticamente, será necessário escolher "Atualizar Driver" e então reiniciar o computador.

Se o problema persistir, pode ser que a máquina tenha sido invadida por um vírus. Nessa situação, é preciso fazer uma varredura com algum programa antivírus para verificar o estado do computador.

Teclado pode ser desconfigurado por erros no próprio computador
Teclado pode ser desconfigurado por erros no próprio computador
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Estadão
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade