Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Se a China se manifestar novamente contra Taiwan nos próximos dois anos, encontrará uma surpresa: o exército dos EUA

A ilha espera que o treinamento especializado fornecido pelos EUA fortaleça sua dissuasão estratégica e envie uma mensagem sobre sua soberania.

16 mar 2025 - 11h16
(atualizado em 18/3/2025 às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A primeira semana de 2025 começou com mais um cabo submarino rompido. O problema não era apenas o dano em si, mas onde aconteceu e quem poderia estar por trás: Taiwan e China. O que parecia um incidente isolado rapidamente se transformou em uma preocupação maior. A ilha amanheceu com mais um cabo cortado em uma área próxima aos "vizinhos". Diante da escalada dos acontecimentos, Taiwan tomou uma decisão: chamar os Estados Unidos.

O histórico de cabos rompidos

Agora, já em março, Taiwan soma quatro interrupções de cabos submarinos só neste ano, superando os três incidentes registrados em todo 2024. A desconexão mais recente afetou o único enlace restante com as ilhas Matsu, apenas uma semana depois de outro cabo que conectava a região ter sido danificado.

O Ministério de Assuntos Digitais de Taiwan, por enquanto, atribui a maioria das falhas ao desgaste natural, mas reconhece um aumento nos incidentes causados por barcos pesqueiros. Isso tem evidenciado uma crescente vulnerabilidade na infraestrutura crítica de telecomunicações da ilha.

Cabos críticos em uma ilha

Mais de 99% das comunicações externas de Taiwan dependem desses cabos submarinos, o que destaca seu papel fundamental na estabilidade econômica e na segurança nacional. Não há dúvidas de que a recente série de interrupções gerou preocupações, especialmente em meio às crescentes tensões com a China — a mesma nação que reivindica Taiwan como parte de seu território e tem intensificado sua presença marítima na ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Parece um PDF inocente, mas é um golpe bancário: surge um novo tipo de ataque que afeta exclusivamente celulares

As TVs gigantes estão cada vez mais comuns, mas é preciso levar estes dois fatores em conta na hora de comprá-las

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU completam 10 anos, mas avanços seguem lentos

Nos EUA, perceberam que a COVID-19 teve um efeito inesperado nos restaurantes: impulsionou a produtividade

Um relógio raro de US$ 900 mil marcou o fim da moderação no Meta: Mark Zuckerberg e seu amor por relógios caros

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade