Resposta brasileira às tarifas de Trump inclui redução de serviço sobrenatural
Na tarde da última quarta-feira (9) o presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou que taxaria todos os produtos importados brasileiros em 50% a partir de 1 de agosto. A taxa é parte da política de tarifas imposta pelo governo estadounidense sobre parceiros comerciais. O anúncio foi feito em carta que ele lançou no mesmo dia, contendo também novas tarifas para outros parceiros comerciais dos EUA.
A justificativa foi que exportamos para lá mais produtos do que importamos para cá. Isso não é verdade. Dados da série histórica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam que nós tivemos um déficit comercial de R$ 90,8 bilhões nos últimos 16 anos. Trump também chamou o julgamento de Bolsonaro pelos crimes de abolição violenta do Estado de direito e tentativa de golpe de Estado de caça às bruxas e ataque à liberdade de expressão.
Resposta brasileira
Não demorou até que o governo brasileiro respondesse ao anúncio. O presidente Luis Inácio Lula da Silva afirmou que as tarifas serão respondidas à luz da Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada em abril de 2025. Em suas redes sociais, o presidente brasileiro rebateu as acusações de perseguição política a Bolsonaro e afirmou que o Brasil não aceitará intervenções de outros países.
"O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém. O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, ...Matérias relacionadas
Um artista italiano vendeu uma escultura por R$ 87 mil; o material da obra? Ar e espírito
Se você tem papel alumínio em casa, tem um tesouro: ele pode deixar suas lâminas mais afiadas