A divulgação dos resultados do Facebook no segundo trimestre do ano, feito nesta quarta-feira, 25, mexeu com o humor dos investidores de tecnologia. Após as ações da maior rede social do mundo despencarem mais de 23% no pós-mercado, empresas do setor como Apple, Twitter, Tesla e Alibaba também tiveram suas negociações prejudicadas.
Às 19h20 (horário de Brasília), o Twitter era a empresa mais impactada com o mau resultado do Facebook. A rede social tinha fechado o pregão da bolsa de valores de Nova York com alta de 4,86%, mas foi desvalorizada em seguida, chegando a ser negociada com queda de até 4,43% no pós-mercado.
O Snap, dona do Snapchat, rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, também viu suas ações despencarem. Ele fechou o dia com alta de 1,9%, mas os papeis foram negociados com desvalorização de 3,44% logo após o fechamento da bolsa de valores.
Empresas de tecnologia que não são redes sociais também foram afetadas. É o caso do Netflix que caiu 2,64% no pós-mercado depois de ter fechado o dia com alta de 1,55%. Os papeis da Amazon, Tesla e chinesa Alibaba também foram desvalorizados, chegando a ser negociados com baixa de 2% do valor do fim do pregão.
As gigantes de tecnologia americanas também penaram no pós-mercado. As ações do Google, que tem um modelo de monetização baseado em publicidade, como o Facebook, eram negociadas com queda de 1,46% após o pregão. O mesmo aconteceu com a Apple (-1,13%) e Microsoft (-0,73%).
Desempenho. O Facebook divulgou no início da noite desta quarta-feira, 25, seu segundo balanço trimestral do ano. Os resultados foram apresentados quatro meses depois da revelação do escândalo Cambridge Analytica, no qual dados de 87 milhões de usuários da rede social foram usados indevidamente pela consultoria política.
No último trimestre a empresa cresceu, mas ficou aquém do esperado pelo mercado. O valor de receita em publicidade, principal fonte de renda do Facebook, também aumentou, mas ficou abaixo do estimado.
Prólogo - Em 28 de outubro de 2003, Mark Zuckerberg lança o Facemash, um predecessor do Facebook. Usando fotos do sistema de alunos de Harvard, o site pedia aos usuários que escolhessem qual era a garota mais ‘atraente’ entre duas opções.
Foto: Reprodução / Estadão
Início - Em 4 de fevereiro de 2004, quatro estudantes de Harvard fundam uma rede social voltada para estudantes da universidade, o Thefacebook: Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskowitz e o brasileiro Eduardo Saverin.
Foto: Divulgação / Estadão
Feed de notícias - Em setembro de 2006, o Facebook lança o News Feed (Feed de Notícias, em português): uma página que se atualizava automaticamente através de um algoritmo, mostrando as novidades nas atividades dos amigos do usuário. É um conceito novo para o período – o Twitter, que trabalhava a ideia em tempo real, havia sido lançado apenas há alguns meses.
Foto: Reprodução / Estadão
Fazenda Feliz - Lançado pela Zynga em 2010, FarmVille se torna o primeiro grande game a ser jogado dentro do Facebook. O jogo tinha um objetivo simples: o usuário assumia o papel de um fazendeiro, e tinha que gerar a maior produção possível de sua fazenda, fazendo dinheiro e amizades.
Foto: Reprodução / Estadão
A Rede Social - Estreia em outubro de 2010 o filme A Rede Social, que conta a história dos primeiros anos do Facebook. O filme, dirigido por David Fincher (Seven) e com roteiro de Aaron Sorkin (da série West Wing), é baseado no livro Bilionários por Acaso, do jornalista americano Ben Mezrich. O filme venceu três Oscars em 2011: melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor trilha sonora. Mark Zuckerberg era interpretado pelo ator americano Jesse Eisenberg.
Foto: Reprodução / Estadão
Linha do tempo - Em setembro de 2011, o Facebook introduz a Linha do Tempo (Timeline), uma função que alterava os perfis dos usuários: no lugar de informações detalhadas sobre sua vida, o perfil passava a ser uma grande cronologia dos eventos e atividades deles na rede social.
Foto: Reprodução / Estadão
Fundação Zuckerberg - Zuckerberg e Priscilla Chan durante o anúncio da chegada de Max, sua primeira filha