Quando decidi instalar placas solares em casa, não esperava que esse detalhe me causasse tanta dor de cabeça
É muito difícil suportar o calor do verão do Rio de Janeiro sem ligar o ar condicionado durante o dia inteiro. No final de 2024, meu filho tinha pouco mais que um ano de idade, então manter a temperatura da casa amena era essencial para o bem estar dele (e dos pais também). O preço por esse conforto não foi baixo: nos três meses de verão, minha conta de luz ultrapassou R$ 3.000.
Com a perspectiva de ter que pagar esse valor de novo no ano que vem para não sermos cozidos na nossa própria sala, minha esposa e eu decidimos instalar placas de energia solar. Encontramos uma empresa e fizemos um financiamento, com parcelas bem menores que as contas de luz. O material necessário para a instalação viria todo da empresa que contratamos. O único item que precisaríamos comprar por fora, seria o mais difícil de encontrar: as telhas.
Caça ao tesouro
Nós compramos a nossa casa e nos mudamos um mês antes do meu filho nascer. Obviamente, visitamos várias vezes com a corretora, vimos alguns defeitos, mas não chegamos a subir no sótão coberto pelas telhas de cerâmica, onde fica a caixa d'água. No primeiro ano, tivemos alguns problemas de infiltração, mas descobrimos que eles eram causados por problemas no encanamento de água. Então não nos preocupamos em checar o telhado.
Quando fizemos a primeira vistoria para ver a possibilidade de instalar as placas solares sobre o telhado, o engenheiro deu o primeiro alerta: precisaríamos de cerca de 50 telhas para substituir as que seriam quebradas no ...
Matérias relacionadas