PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Qualcomm usa IA parar gerar imagens em celular Android sem internet

Usando um Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, o celular não identificado conseguiu gerar imagens baseadas em texto em apenas 15 segundos com Stable Diffusion

24 fev 2023 - 11h55
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Os celulares Android logo poderão gerar imagens com inteligência artificial sem depender de conexão com internet. Em demonstração da Qualcomm, um celular com processador Snapdragon 8 Gen 2 conseguiu criar um arquivo com resolução de baixa resolução com base em descrição em texto usando a IA Stable Diffusion.

No vídeo demonstrativo, a Qualcomm mostra o Stable Diffusion rodando num celular e criando uma imagem com gatinhos guerreiros na resolução 512 x 512 pixels. Todo o processo levou apenas 15 segundos, um feito impressionante para um hardware de dispositivo móvel.

A empresa não especificou o celular escolhido para criar as imagens, mas é possível que seja um flagship ainda não apresentado, uma vez que o Snapdragon 8 Gen 2 foi lançado em novembro do ano passado. Dentro do processador, há núcleos dedicados a atividades com inteligência artificial, o que deve ter garantido maior eficiência do hardware na produção de imagens.

O Stable Diffusion é um software que usa inteligência artificial para criar imagens a partir de descrições em texto, semelhante https://canaltech.com.br/apps/dall-e-ia-que-cria-imagens-com-base-na-descricao-esta-disponivel-para-todos-226329/. O programa já foi alvo de processo pelo site Getty Images por violar direitos autorais com suas criações.

Foto: Divulgação/Samsung / Canaltech

Feito incrível, porém não inédito

Rodar o Stable Diffusion é algo bastante custoso para qualquer computador, uma vez que ele utiliza hardware local para gerar imagens com base em texto. O feito do Snapdragon 8 Gen 2, portanto, chama a atenção especialmente pela agilidade, fator que deve ser decisivo na entrega de recursos e funcionalidades usando IA ainda mais refinadas no futuro.

Vale mencionar que não é a primeira vez que um celular roda o Stable Diffusion com sucesso. Na última semana, o desenvolvedor Ivon Huang conseguiu esse feito num Sony Xperia 5 II equipado com o Qualcomm Snapdragon 865 e 8 GB de RAM — o processo com ele, porém, levou praticamente uma hora.

Fonte: The Verge

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade