Por que todos os celulares dos EUA vão tocar ao mesmo tempo nesta quarta-feira?
Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA vai disparar mensagens para celulares, rádios e TVs por todo o país
A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA (Fema, na sigla em inglês) vai disparar um alarme para todos os celulares dos Estados Unidos nesta quarta-feira (4) às 15h20 do horário de Brasília. Televisões e rádios também devem receber uma mensagem.
O teste dividido em duas partes — Alertas de Emergência Sem Fio (WEA) para os telefones celulares; e Sistema de Alerta de Emergência (EAS), para rádios e televisões — faz parte de uma verificação da Fema sobre a efetividade dos meios eletrônicos para alertar o público em situações de emergência, principalmente em nível nacional.
A mensagem “ESTE É UM TESTE do Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio. Nenhuma ação é necessária” será exibida em inglês ou espanhol nos celulares, de acordo com as configurações de idioma em cada aparelho.
Todos os telefones sem fio compatíveis que estiverem ligados, dentro do alcance de uma torre de celular ativa e cujos provedores sem fio participem do WEA deverão receber a mensagem de texto.
As rádios e televisões também transmitirão um alerta de emergência ao mesmo tempo, como parte do teste mais amplo. Esta mensagem, que durará aproximadamente um minuto, indicará: “Este é um teste nacional do Sistema de Alerta de Emergência, emitido pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, cobrindo os Estados Unidos das 14h20 às 14h50 horário do leste dos EUA. Isto é apenas um teste. Nenhuma ação é exigida por parte do público.”
O evento pode ser adiado em uma semana, caso condições técnicas inviabilizem a boa execução.
Trata-se do sétimo teste nacional do EAS. É o terceiro teste nacional WEA, mas apenas o segundo a ser enviado para dispositivos celulares da população em geral. O teste mais recente de ambos os sistemas ocorreu em 2021 .