Por que Jeff Bezos chamou seu site de Amazon?
Ideia inicial era que o site de compras de Jeff Bezos se chamasse "Cadabra", referência a "abracadabra"
Depois do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmar na quinta-feira (30) que tentaria conversar com a gigante do e-commerce Amazon pelo uso do nome da marca, fica a dúvida: afinal, por que o site se chama assim?
O livro "A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon", de Brad Stone, conta uma versão da história. Segundo a obra, o fundador Jeff Bezos buscava por palavras com a letra "A" para nomear seu site pois, na época, as páginas eram exibidas em ordem alfabética nos catálogos.
Ele buscava, portanto, ser visto antes da concorrência. Quando se deparou com o termo que nomeia o maior rio do mundo, o empresário "se conectou instantaneamente com sua visão de curto prazo da empresa como a 'maior livraria da Terra'", segundo o livro.
Antes disso, a ideia inicial era que o site se chamasse "cadabra", referência a "abracadabra". Mas, segundo o portal Business Insider, um antigo advogado alegava que a referência era muito obscura e, muitas vezes, a palavra era confundida com "cadáver".
A nova URL foi registrada em 1º de novembro de 1994.
Você sabia?
- Antes de decidir que ficaria com o domínio "Amazon", Bezos também registrou alguns outros endereços;
- Até os dias de hoje, estes sites permanecem sob sua posse e redirecionam ao portal da Amazon:
- awake.com;
- browse.com.
Quem leva o nome?
Não seria a primeira vez que governos da região amazônica acionam a Amazon para disputar o nome da marca.
Oito países da América Latina que participam da Amazônia questionaram durante anos a aquisição do domínio ".amazon" por Bezos, com o argumento de que o site deveria ser usado em prol da região amazônica.
A disputa foi vencida pela Amazon em 2019, quando a Corporação Global da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) decidiu prosseguir favoravelmente à empresa.
O "A" importa
A Amazon não é a única gigante que disputou espaço nas listas telefônicas em seus primórdios. De acordo com Walter Isaacson, biógrafo de Steve Jobs, a Apple ganhou este nome como parte de uma estratégia para ficar à frente da empresa concorrente Atari nos catálogos.
O fato de Jobs estar em uma dieta a base de frutas na época da criação também teria influenciado a escolha, segundo Isaacson.