Pesquisadores encontram "cápsula do tempo" de mais de 500 anos
Descoberta foi feita na cidade de Alkmaar, na Holanda, durante escavações
Durante escavações para a construção de um contêiner subterrâneo de resíduos no centro de Alkmaar, na Holanda, arqueólogos fizeram uma descoberta fascinante: uma antiga fossa séptica que funcionou como uma verdadeira "cápsula do tempo".
Datada entre os anos de 1450 e 1558 d.C., a fossa foi usada como banheiro e local de descarte de lixo antes de ser abandonada quando as casas ao redor foram demolidas.
Um dos achados foi um sapato de madeira de bétula, árvore não nativa da região. 44 sapatos foram encontrados em toda a história da Holanda e da Bélgica, e a maioria deles está em péssimas condições.
Segundo a arqueóloga Nancy de Jong, esse exemplar é especialmente raro por ser elegante e apresentar um design urbano, com um salto duplo, algo incomum para a época. As informações foram dadas ao Heritage Daily.
OUtras descobertas
Além do sapato, os arqueólogos também descobriram um medidor de grãos feito de carvalho, um objeto raro, com apenas cinco fragmentos conhecidos em toda a Bélgica e Holanda.
Essa descoberta é considerada a primeira do tipo relativamente intacta, sendo de grande valor para a arqueologia.
Os artefatos encontrados serão cuidadosamente restaurados e estudados, com o objetivo de serem exibidos ao público futuramente, oferecendo um valioso vislumbre da vida cotidiana na Holanda medieval.