O Facebook divulgou um novo dado, nesta quarta-feira, 25, para mostrar o seu tamanho no mundo todo. Em junho deste ano, 2,5 bilhões de pessoas usaram ao menos um dos aplicativos da empresa: o próprio Facebook, o Instagram, o WhatsApp ou o Messenger. O número foi revelado junto com os resultados do segundo trimestre do Facebook -- informações que fizeram a rede social de Mark Zuckerberg perder US$ 128 bi em valor de mercado.
Zuckerberg afirmou que o valor de 2,5 bilhões corresponde ao número de indivíduos, não de contas ativas, para levar em conta o fato de que algumas pessoas têm várias contas em único aplicativo.
Enquanto 2,5 bilhões de pessoas usam ao menos um dos aplicativos, o Facebook tem 2,23 bilhões de usuários mensais, o Instagram tem 1 bilhão, o WhatsApp 1,5 bilhões e o Messenger 1,3 bilhão.
Com a divulgação desse número, o Facebook se apoia em seus outros produtos para tentar esconder a queda no ritmo de crescimento do número de usuários que o Facebook teve neste segundo trimestre. No fim de junho, o Facebook atingiu 2,23 bilhões de usuários ativos mensalmente em sua rede social - aumento de 1,54% na comparação com o primeiro trimestre de 2018. É o menor ritmo de crescimento de usuários da empresa em três anos - e metade da média para o período, que ficou acima de 3% por trimestre. Em mercados desenvolvidos, o resultado foi ainda pior: nos EUA, por exemplo, a empresa ficou estável em 241 milhões de usuários.
Na nota em que foi divulgado o número de usuários de todos os aplicativos da empresa, o diretor financeiro do Facebook, David Wehner disse: "Nós acreditamos que esse número reflete melhor o tamanho da nossa comunidade".
Prólogo - Em 28 de outubro de 2003, Mark Zuckerberg lança o Facemash, um predecessor do Facebook. Usando fotos do sistema de alunos de Harvard, o site pedia aos usuários que escolhessem qual era a garota mais ‘atraente’ entre duas opções.
Foto: Reprodução / Estadão
Início - Em 4 de fevereiro de 2004, quatro estudantes de Harvard fundam uma rede social voltada para estudantes da universidade, o Thefacebook: Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskowitz e o brasileiro Eduardo Saverin.
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Feed de notícias - Em setembro de 2006, o Facebook lança o News Feed (Feed de Notícias, em português): uma página que se atualizava automaticamente através de um algoritmo, mostrando as novidades nas atividades dos amigos do usuário. É um conceito novo para o período – o Twitter, que trabalhava a ideia em tempo real, havia sido lançado apenas há alguns meses.
Foto: Reprodução / Estadão
Fazenda Feliz - Lançado pela Zynga em 2010, FarmVille se torna o primeiro grande game a ser jogado dentro do Facebook. O jogo tinha um objetivo simples: o usuário assumia o papel de um fazendeiro, e tinha que gerar a maior produção possível de sua fazenda, fazendo dinheiro e amizades.
Foto: Reprodução / Estadão
A Rede Social - Estreia em outubro de 2010 o filme A Rede Social, que conta a história dos primeiros anos do Facebook. O filme, dirigido por David Fincher (Seven) e com roteiro de Aaron Sorkin (da série West Wing), é baseado no livro Bilionários por Acaso, do jornalista americano Ben Mezrich. O filme venceu três Oscars em 2011: melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor trilha sonora. Mark Zuckerberg era interpretado pelo ator americano Jesse Eisenberg.
Foto: Reprodução / Estadão
Linha do tempo - Em setembro de 2011, o Facebook introduz a Linha do Tempo (Timeline), uma função que alterava os perfis dos usuários: no lugar de informações detalhadas sobre sua vida, o perfil passava a ser uma grande cronologia dos eventos e atividades deles na rede social.
Foto: Reprodução / Estadão
Fundação Zuckerberg - Zuckerberg e Priscilla Chan durante o anúncio da chegada de Max, sua primeira filha