PUBLICIDADE

"Parece uma lula": planta rara que obtém energia de fungos é descoberta no Japão

Planta lanternas de fadas se alimenta não possui pigmento e foi descoberta por botânico amador em montanha japonesa

5 mar 2024 - 10h36
Compartilhar
Exibir comentários
Planta rara que se alimenta de fungos e não tem pigmento é descoberta em montanha do Japão
Planta rara que se alimenta de fungos e não tem pigmento é descoberta em montanha do Japão
Foto: TAGANE Shuichiro

Uma pequena planta que se alimenta de fungos e não possui pigmento foi nomeada como o primeiro novo gênero de planta do Japão desde 1930. A espécie foi encontrado nas montanhas Kimotsuki, na ilha de Kyushu, por um botânico amador em junho de 2022. Porém, só agora houve a confirmação de seu status único. 

A planta, que atinge 3 centímetros de altura e 2 centímetros de largura, surge na superfície apenas uma semana por ano. Ela pertence a um grupo de plantas conhecidas como lanternas de fadas e recebeu o nome científico de Relictithismia kimotsukiensis.

Até o momento, os pesquisadores encontraram apenas cinco indivíduos em um único local e estimam que a população total dessa planta possa chegar a 50.

Ao contrário da maioria das outras plantas, as lanternas de fada não produzem o pigmento verde clorofila, necessário para a fotossíntese. Em vez disso, eles obtêm energia de fungos; explicou ao portal New Scientist Kenji Suetsugu , da Universidade de Kobe, no Japão, um dos cientistas que descreveu a nova espécie.

“Esta adaptação resulta em aparências que podem parecer estranhas em comparação com as plantas fotossintéticas mais familiares. A aparência única desta nova espécie de planta evoca imagens de lulas ou seres extraterrestres, tornando-a uma adição verdadeiramente incomum e fascinante ao mundo botânico", disse o cientista. 

Agora, o pesquisador disse que espera que o governo japonês proteja as plantas de espécies ameaçadas e tome medidas para conservar a população, já que as plantas recém-descobertas ficam perto de uma estrada.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade