Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Os "corações" de centenas de milhares de computadores pararão de bater repentinamente: o outro impacto do projeto AluminiumOS do Google

O ChromeOS é um sistema operacional com muitas limitações e data de validade: as ambições do AluminiumOS deixam isso claro

13 dez 2025 - 15h21
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Já sabemos o nome do ambicioso projeto do Google para unificar seus sistemas operacionais para dispositivos móveis e desktops: Aluminium. Mas com a chegada do Aluminium, também daremos adeus a um sistema operacional que, ao longo dos anos, conquistou seu espaço entre o Windows, o macOS e o Linux: o ChromeOS.

A decisão da empresa de Mountain View será especialmente sentida no segmento de laptops de baixo custo: eles são uma ótima alternativa para quem busca simplicidade, leveza e boa duração da bateria. Os Chromebooks são dispositivos relativamente bons, atraentes e baratos. Ou melhor, eram, porque seus dias estão contados.

Dizer "olá" ao AluminiumOS é antecipar a despedida do ChromeOS

A vaga de gerente de produto sênior anunciada pelo Google no LinkedIn para impulsionar o Android em laptops confirmou isso: a ideia é unificar o ChromeOS com o Android, abandonando a estratégia dupla de manter o Android para smartphones e tablets e o ChromeOS para laptops. E nesse cenário, não há espaço para o ChromeOS.

O ChromeOS possui grandes virtudes, como seu design leve e a eficácia na navegação na internet, evitando a maior parte dos malwares e atualizações complicadas. Mas seu maior ponto forte também é sua maior fraqueza: é um sistema operacional tão limitado que acabou estagnado. Para o Google, o ChromeOS é um sistema operacional que atingiu seus limites. O AluminumOS pretende ser tudo o que o ChromeOS não conseguiu ser.

O Google quer preencher a lacuna entre seus dois sistemas ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Mark Zuckerberg renomeou o Facebook para Metaverso; quatro anos e 70 bilhões de dólares em prejuízos depois, ainda não há fim à vista

Bill Gates comprou para sua filha uma fazenda de cavalos de 16 milhões de dólares como presente de formatura - mas sua ex-esposa, Melinda, diz que os filhos foram criados de uma maneira muito "classe média"

Criticamos os aumentos de preço das memórias da Apple; a crise da RAM fez com que elas parecessem "baratas" agora

Últimas horas 12.12! Economize R$200 no Notebook Asus Vivobook Go 15 em oferta do Mercado Livre

Casa Branca troca a fonte dos documentos oficiais para uma menos "woke"

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade