O segredo que fez a Asics superar Nike e Adidas na preferência dos corredores
A Asics conquistou o segmento dos tênis de corrida premium. Não só vende mais, como suas margens de lucro são muito maiores
A corrida de rua é mais que um esporte da moda — é uma forma de alcançar status social, um estilo de vida que nem todo mundo entende. Como acontece com qualquer coisa que tenha uma grande base de fãs, existe uma indústria lucrando com isso: no caso das corridas, o objeto de desejo número um são os tênis.
Quando pensamos em calçado esportivo, as marcas que vêm à mente da maioria das pessoas são Nike e Adidas. No entanto, há algum tempo, elas vêm cedendo o trono a novas competidoras. A Asics é uma delas e já conseguiu superar as outras duas em um segmento muito cobiçado: o dos tênis de corrida acima de 90 dólares (R$ 490).
Segundo o Nikkei Asia, na última reunião de investidores, a Asics se orgulhou de ter se coroado como a marca de tênis de corrida favorita do público no segmento premium. Nos primeiros nove meses do ano, a empresa alcançou 17,4% de participação de mercado no Japão, EUA e Europa, o que a coloca no primeiro lugar do ranking.
A Asics soube aproveitar o boom da corrida que surgiu durante a pandemia e o preço de suas ações se multiplicou por oito nos últimos cinco anos. Em agosto, a Asics alcançou uma capitalização de mercado de 3 trilhões de ienes (cerca de 19,4 bilhões de dólares). As previsões são muito otimistas e apontam que os lucros deste ano crescerão 17,9%, chegando a 800 bilhões de ienes (5,17 bilhões de dólares).
Nike e Adidas continuam sendo muito maiores em termos de receita total, com 46,3 e 27,3 bilhões de dólares, respectivamente. O que realmente ...
Matérias relacionadas
A Geração Z está perdendo uma habilidade milenar da humanidade: a fluência comunicativa