Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que marcou o uso da tecnologia em 2022

2022 será marcado pela chegada e aprimoramento de tecnologias

26 dez 2022 - 05h00
(atualizado às 05h00)
Compartilhar
Exibir comentários
A partir de 1991, com a modernização da tecnologia, os limites passaram a ser determinados por satélites de posicionamento, com a criação do GPS (Sistema de Posicionamento Global).
A partir de 1991, com a modernização da tecnologia, os limites passaram a ser determinados por satélites de posicionamento, com a criação do GPS (Sistema de Posicionamento Global).
Foto: domínio público / Flipar

O ano de 2022 foi repleto de novidades, não só pela chegada de novas tecnologias, como também pelo avanço de outras existentes, de softwares inovadores a crescimento de streamings. 

Algumas categorias merecem destaques. Por isso, o Byte separou o melhor do que rolou no mundo tecnológico durante este ano. 

Metaverso

O Metaverso é um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e internet. A interface deu um grande passo em 2022, ganhando muitos usuários: existem 1,07 bilhão de perfis de realidade aumentada em todo o mundo.

Entre 2019 e 2022, houve mais 630 milhões de pessoas entrando neste universo. As estimativas são para mais de 1,7 bilhão de usuários de realidade aumentada até 2024. 

Redes 5G

A quinta geração de rede móvel, que trouxe avanços importantes em performance e conectividade, tem velocidade de até 10 Gigabits por segundo, aumento de 100 vezes em comparação com a tecnologia anterior.

A conectividade chegou ao Brasil em julho e ainda passará por um processo de crescimento para atender ao agrobusiness e transporte de dados mais ágeis e robustos.

Streaming 

Claro que o mundo dos streamings não poderia ficar de fora desta lista. Em 2022, houve uma queda na TV aberta e uma ascensão aos aplicativos de streaming como HBO Max, Netflix, Globo Play, Disney, Prime Vídeo e outros.

Um levantamento feito este ano pela BB Media mostrou que existem mais de 60 serviços de streaming disponíveis no Brasil, com plataformas de música também dominando esse mercado.

Computação em nuvem 

A computação em nuvem veio para mudar a forma de compartilhamento e armazenamento de dados. Em 2022, ganhou ainda mais visibilidade. A tecnologia é nada mais do que a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador por meio da internet.

A característica principal é que esse sistema torna desnecessário salvar arquivos e instalar programas em seu próprio computador. Dessa forma, empresas prestam o serviço, que fica acessível aos usuários pela rede mundial de computadores. 

Os melhores serviços de armazenamento em nuvem
Os melhores serviços de armazenamento em nuvem
Foto: Guilherme Reis/Tecnoblog / Tecnoblog

As compras e serviços sem contato (contactless)

A tecnologia sem contato agora está mudando a experiência do cliente, uma vez que os pagamentos sem toque (aproximação) e até check-in biométrico para viagens e acomodação foram amplamente usados durante este ano.

Inteligencia artificial

De filtros no TikTok a avatar realista em aplicativos, essa tecnologia propõe simular a capacidade humana de identificar padrões, tomar decisões ou até fazer previsões, através de algoritmos e foi usada em diversos setores do mundo — até na saúde. 

Em 2022, a inteligência artificial foi útil em previsões de mudanças climáticas, melhorar e aprimorar a experiência de videogames. A tecnologia também ajudou a decodificar proteínas e o diagnóstico de algumas doenças. 

Internet das coisas (IOT, em inglês)

A IOT é uma rede de objetos físicos com tecnologia embarcada e conexões de rede que possibilitam a coleta e transmissão de dados. Também pode ser caracterizada pela comunicação entre máquinas via internet. 

E apesar de parecer um termo difícil de explicar, na prática é bem usual. Pense nas smart TVs, dispositivos como Alexa, dispositivos de streaming, lâmpadas inteligentes ou câmeras: todas eles usam internet das coisas.

Os dados compartilhados são utilizados para executar e concluir determinadas tarefas. 

O que houve com as NFTs

O mercado criptomoedas, ao longo de 2022, recuou após uma ascensão em 2021 — algo que animava os usuários. 

As criptomoedas, NFTs, Fan Tokens, entre outros, chegaram a desvalorizar até 90% em resposta a uma série de acontecimentos negativos para o setor e a macroeconomia.

Apesar de tudo isso, no Brasil, o assunto foi bem popular, segundo o Google. Quando se tratava de responder “o que é”, as NFTs ficaram em segundo lugar no buscador para o Brasil. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade