PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

O que é a tecnologia Dolby Atmos? 

Tecnologia Dolby Atmos entrega som mais imersivo e com qualidade de cinema para filmes, séries, jogos e mais

30 abr 2024 - 18h42
(atualizado em 1/5/2024 às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A tecnologia de áudio do Dolby Atmos tem a capacidade de transformar a experiência com áudio em arte. Muitos aparelhos já possuem suporte para essa tecnologia atualmente, incluindo celulares, TVs, soundbars, home theaters e mais.

Foto: Canaltech

O que é Dolby Atmos e como funciona

Dolby Atmos é a tecnologia de som surround desenvolvida pela Dolby em abril de 2012. A solução foi utilizada pela primeira vez em 2012, no filme "Valente", uma animação de sucesso da Disney Pixar.

Por meio de uma infraestrutura que proporciona uma experiência mais imersiva e realista em som, ela produz uma qualidade de áudio mais aprofundada e semelhante às das salas de cinema com ambientação de 360º graus. 

Dolby Atmos entrega som em todas as direções (Imagem: Divulgação/Samsung)
Dolby Atmos entrega som em todas as direções (Imagem: Divulgação/Samsung)
Foto: Canaltech

Para isso, a tecnologia vai além dos sistemas de múltiplos canais de áudio (como o 5.1 ou 7.1 surround, por exemplo), e passa a utilizar uma noção de "objetos de áudio". Em vez de estarem confinados em seus canais em movimentos meramente verticais ou horizontais, os sons podem "flutuar" como objetos que entregam maior noção espacial.

O Dolby Atmos está disponível em sistemas de som aberto, como alto-falantes e aparelhos de home theater. No total, até 64 speakers podem funcionar ao mesmo tempo para entregar maior qualidade sonora e imersividade — no entanto, esta configuração mais avançada é vista essencialmente em salas de cinema. 

Já em ambientes domésticos, que contam com sistemas de home theater ou soundbars, o limite máximo de speakers funcionando ao mesmo tempo com Dolby Atmos é de 34 — ou seja, ainda mais que suficiente para ter uma experiência sonora extremamente imersiva. 

No entanto, também há como aproveitar a solução em sistemas mais simples, com quatro alto-falantes (dois posicionados na parte frontal do ambiente, e dois atrás). 

Dolby Atmos em fones de ouvido

Dispositivos menores, como celulares e fones de ouvido, também podem aproveitar a tecnologia, desde que tenham sido desenvolvidos para a tecnologia. Para isso, os produtos convertem os canais de áudio em som binaural de 360º, criando uma espécie de "bolha virtual". 

Alguns modelos de headphones possuem uma certificação específica para reproduzir conteúdos com o som mais imersivo, mas na prática qualquer modelo pode obter som Atmos — desde que esteja conectado a um console ou outro dispositivo compatível com Atmos, e em jogos ou outros conteúdos produzidos com Atmos. 

Fones de ouvido podem funcionar com som virtualizado (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Fones de ouvido podem funcionar com som virtualizado (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Foto: Canaltech

Em alguns casos, é preciso ativar serviços específicos para usar o Dolby Atmos, como é o caso do Dolby Access para consoles Xbox ou dispositivos que rodem Windows. O sistema operacional da Microsoft ainda oferece o Windows Sonic como uma solução gratuita para obter som tridimensional.

Onde encontrar conteúdos compatíveis com Dolby Atmos

Atualmente, existem diversos jogos, filmes e outros conteúdos que são compatíveis com a tecnologia Dolby Atmos. Para obter os sons e vibração aprimorados, é possível acessar algum dos seguintes produtos e serviços:

Consoles de videogame, PCs e outros produtos:

Serviços de streaming de filmes e séries

Serviços de streaming de músicas

Rivais do Dolby Atmos

Mesmo que seja uma tecnologia bastante difundida há anos, o Dolby Atmos não é a única solução existente para obter áudio tridimensional. Entre os concorrentes dele estão:

  • DTS:X: principal rival do Dolby Atmos, funciona também em dispositivos mais simples — desde que o produto pareado a ele, como celulares ou computadores, entregue suporte à tecnologia.
  • Auro-3D: desenvolvido pela empresa belga Auro Technologies, o sistema teve seu desenvolvimento iniciado em 2005.
  • Sony 360 Reality Audio: sistema proprietário da marca japonesa de eletrônicos, ele é voltado para imersão na reprodução de músicas.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade