PUBLICIDADE

Conheça ferramentas gratuitas do Google Earth que oferecem viagem virtual pelo mundo

O Google Earth pode ser usado de graça, no smartphone, tablet ou no aplicativo para desktop, para explorar mapas ao redor do mundo

21 mai 2024 - 10h59
(atualizado às 11h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Google Earth é um globo virtual 3D, que tem imagens aéreas, dados topográficos, fotos de satélite e mapas interativos para fromar a aparência do planeta. Agora também conta com o recurso Timelapse para mostrar as mudanças climáticas.
Foto: Johan Larsson/Flickr

O Google Earth é um globo virtual tridimensional, que utiliza diversas imagens de satélite, dados topográficos e fotografias aéreas para criar um resultado detalhado da aparência do planeta. Assim como o Google Maps, o Earth e suas ferramentas são gratuitas, tanto no desktop como nos dispositivos móveis.

Algumas das utilidades da versão Pro do Google Earth (que antes era paga, mas agora é 100% gratuita) são as ferramentas de medições (como caminhos 3D), geocodificação de endereços, importação de dados, possibilidade de criação de mapas, entre outras. 

Em 2021, o Google criou o recurso chamado "Timelapse" para o Google Earth, que mostra milhões de fotos de satélite dos últimos 40 anos para demonstrar a os efeitos das mudanças climáticas na Terra.

Apesar de ser atualizado com frequência, o Google não captura as imagens em tempo real, como a Nasa faz com o Worldview, que realmente mostra imagens de satélite em tempo real do planeta.

Com o Google Earth, os usuários podem criar mapas personalizados que integram dados e estatísticas de diversas fontes, como população, cobertura florestal, temperatura, entre outros aspectos.

O grande benefício do Google Earth é que ele permite que qualquer pessoa viaje pelo mundo e consiga absorver todos os detalhes de diversos destinos sem sair de casa. Além disso, é possível explorar mapas interativos, desde habitats de leões até paisagens submarinas e edifícios construídos para imitar os padrões da natureza.

Por que as pessoas sempre aparecem borradas no Google Maps? Por que as pessoas sempre aparecem borradas no Google Maps?

Precisa baixar o Google Earth para usá-lo?

Para explorar locais interessantes ao redor do mundo ou dar um zoom na vizinhança, a versão web do Google Earth cumpre bem o serviço, sem necessidade de download. Inicialmente, a versão web do Google Earth estava disponível apenas no Chrome, mas desde 2020 também é compatível com os navegadores Firefox, Edge e Opera.

Porém, para utilizar os recursos mais avançados, como dados de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e a capacidade de visualizar versões antigas de imagens para observar as mudanças de um lugar ao longo do tempo, é mais interessante baixar o Google Earth Pro.

Por que usar o Google Earth?

Organizações sem fins lucrativos, cientistas e geógrafos, além de entusiastas, têm usado o Google Earth para mapear a elevação do nível do mar em cidades ao redor do mundo, mudanças geográficas, alterações na cobertura florestal ao longo do tempo, expansão de centros urbanos ao redor do mundo e muito mais.

Além disso, muitas pessoas também utilizam a ferramenta diariamente para visualizar locais que despertam sua curiosidade, como suas próprias casas, destinos de viagem ou marcos culturais. Diferente do Google Street View, que mostra fotos tiradas por carros, o Google Earth apresenta imagens de satélite vistas de cima.

Em fevereiro de 2024, o Google anunciou em colaboração com o Fundo de Defesa Ambiental que vai usar o Google Earth para mapear vazamentos de metano ao redor do mundo e disponibilizar essas informações ao público de forma gratuita.

Essa iniciativa utilizará dados do MethaneSAT, um novo satélite projetado para localizar as fontes de vazamentos de metano que estão contribuindo para as mudanças climáticas.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade