PUBLICIDADE

IBM lança novos modelos de IA com código aberto e faz acordo com Arábia Saudita

21 mai 2024 - 11h09
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A IBM disse nesta terça-feira que lançará uma série de modelos de inteligência artificial com código aberto e que ajudará a Arábia Saudita a treinar um sistema de IA em árabe.

A empresa tem adotado uma abordagem diferente para ganhar dinheiro com IA do que alguns de seus rivais, como a Microsoft e outras companhias que estão protegendo rigidamente seus modelos e cobrando pelo acesso a eles.

Da mesma forma que a Meta, proprietária do Facebook, a IBM está fornecendo acesso aberto aos próprios modelos e abriu sua família "Granite" de modelos de IA para as empresas personalizarem.

As ferramentas Granite foram projetadas para ajudar os desenvolvedores de software a concluirem códigos de computador mais rapidamente. Para ganhar dinheiro com os modelos, a IBM oferece uma ferramenta paga, chamada Watsonx, que ajuda a executar os modelos dentro de um data center após terem sido personalizados.

A estratégia da IBM tem sido rentabilizar a tecnologia quando os clientes realmente utilizam os modelos de IA, sejam eles provenientes da IBM ou de terceiros e sejam eles executados nos data centers da IBM ou não.

"Acreditamos que estamos nos primórdios dos modelos de IA generativa", disse o presidente-executivo da IBM, Arvind Krishna, à Reuters. "A concorrência, no final das contas, é boa para os compradores. Também queremos ser seguros e responsáveis."

A IBM também disse que a Autoridade Saudita de Dados e Inteligência Artificial treinará seu modelo de linguagem árabe "ALLaM" usando o Watsonx, acrescentando novas habilidades linguísticas às ofertas da IBM, incluindo a capacidade de entender vários dialetos do árabe.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade