Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"O mundo está em perigo": especialistas em segurança digital se demitem por conta da IA e emitem alerta sobre o 'lado sombrio' da tecnologia e o perigo que as Big Techs estão escondendo

"É difícil deixar que nossos valores realmente governem nossas ações"

20 fev 2026 - 15h54
(atualizado às 16h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Uma onda de demissões em empresas como a OpenAI, Anthropic e xAI acendeu um alerta no Vale do Silício. Pesquisadores e executivos de segurança estão deixando seus cargos e, na saída, fazem críticas públicas sobre os rumos da inteligência artificial.

Mrinank Sharma, que liderava a equipe de Pesquisa de Salvaguardas da Anthropic, afirmou em carta divulgada pela CNN: "O mundo está em perigo". Ele também declarou que, durante seu tempo na empresa, viu "repetidas vezes como é difícil deixar que nossos valores realmente governem nossas ações".

Na OpenAI, a pesquisadora Zoë Hitzig anunciou sua saída em um artigo no The New York Times, citando "profundas reservas" sobre a nova estratégia de publicidade da empresa. Segundo ela, o ChatGPT possui "potencial para manipular usuários de maneiras que não temos ferramentas para entender, muito menos para impedir", especialmente por armazenar dados sensíveis como medos médicos, problemas de relacionamento e crenças pessoais.

A tensão aumentou após relatos de que a OpenAI desmantelou sua equipe de "alinhamento de missão" e demitiu a executiva de segurança Ryan Beiermeister, que teria se oposto a um "modo adulto" no chatbot.

Já na xAI, de Elon Musk, metade dos cofundadores deixou a empresa em 24 horas. Musk afirmou que a companhia foi "reorganizada para acelerar o crescimento".

Para críticos, a corrida por IPOs e crescimento acelerado estaria colocando lucro acima da segurança e isso levanta dúvidas sobre os riscos reais da IA no cotidiano.

Veja mais

Matérias relacionadas

Um fabricante encontrou uma solução para os altos preços da memória RAM: os jogadores podem alugar o hardware por meio de uma assinatura

Mais eficaz do que tarifas: os EUA proíbem carros com microchips e software chinês; e nem todos são carros chineses

Os robôs de entrega geram efeito contrário ao esperado: protestos e até mesmo vandalismo em onda inesperada de ódio

Em vez de demitir desenvolvedores por causa de IA, IBM triplica contratações, mas muda a natureza das funções

Qwen3-Max-Thinking rivaliza com Gemini 3 Pro do Google como nunca antes: a chave está no que não é dito

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade