O motivo por que o Bitcoin e as outras criptomoedas estão despencando: puro medo
O Bitcoin perdeu mais de 40% em relação à sua alta de oito meses atrás. O Ethereum perdeu ainda mais
Em junho de 2025, tudo era alegria no mundo cripto. Um bitcoin atingia o valor recorde de 124.752 dólares (segundo o CoinMarketCap) e marcava um novo recorde histórico. Desde então, quedas e mais quedas — que se intensificaram especialmente nos últimos dias. E não é só o bitcoin, claro: são todas as criptomoedas.
Nas últimas 24 horas, vimos como o bitcoin mal conseguiu se manter na barreira dos 70 mil dólares e, em algumas plataformas, chegou a ser negociado até abaixo desse nível. Neste momento, gira em torno de 71.600 dólares, mas, mesmo com esse dado, a conclusão é clara: em oito meses, o bitcoin perdeu mais de 40% do seu valor.
Aversão ao risco
Estamos vendo como as bolsas de tecnologia vêm caindo de forma bastante generalizada nos últimos dias porque os resultados do último trimestre do ano não foram tão bons quanto se esperava. Até mesmo o ouro, que estava subindo rapidamente, também recuou. Os investidores estão reduzindo o risco de modo geral, realizando lucros (e minimizando perdas) e adotando posturas muito mais cautelosas. Nesse cenário, o BTC se comporta como um ativo de risco, não como um valor de refúgio, então o desinvestimento é a estratégia que está se espalhando.
A situação macroeconômica é especialmente complexa neste momento. O analista Joe DiPasquale explica na Forbes que não há nenhum problema interno nas criptomoedas: é o contexto econômico global que provocou o colapso:
Há ativos que são muito sensíveis aos movimentos do mercado: se o mercado sobe um ...
Matérias relacionadas