Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O Japão já sabe quando ficará sem crianças menores de 14 anos; pelo menos se os cálculos de um economista forem verdadeiros

O trabalho do professor de economia destaca o que será crucial para evitar o colapso demográfico e garantir um futuro mais estável para o país

2 mar 2025 - 07h21
(atualizado em 2/3/2025 às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Em 2007, estreou nos cinemas Filhos dos Homens, um filme de ficção científica que imaginava as consequências socioeconômicas de um planeta sem crianças. Não faz nem 20 anos dessa obra apocalíptica e ela já não parece tão fictícia em muitos aspectos. De fato, como mencionamos, a fertilidade está caindo até nos lugares mais inesperados: os países pobres. Agora, um matemático no Japão se arriscou a ir além com suas previsões.

Primeiro serão os sobrenomes

Em 2024, um estudo dirigido por Hiroshi Yoshida, professor de economia da Universidade de Tohoku, projetou que, até 2531, todos os cidadãos japoneses terão o sobrenome Sato (o mais comum do país), caso a lei que obriga casais a adotar um único sobrenome não seja modificada.

Essa previsão visava destacar o impacto do sistema atual, instaurado no século 19, sobre a sociedade japonesa. Segundo Yoshida, o fenômeno poderia levar a uma perda da identidade individual e patrimonial, além de trazer inconvenientes práticos no cotidiano, como a necessidade de se identificar apenas por nomes próprios ou números. Agora, o economista focou sua atenção na natalidade.

Um mundo sem crianças

Yoshida quis ir além. Já falamos aqui que o Japão enfrenta uma crise demográfica sem precedentes, com projeções que pintam um panorama sombrio para o futuro. Mas, segundo o pesquisador, se a atual tendência de queda da natalidade continuar, no dia 5 de janeiro de 2720, em 695 anos, haverá apenas uma criança menor de 14 anos em todo o país.

Como explicou ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Cientistas querem diagnosticar Alzheimer com um único gesto: um simples virar da cabeça

A Bacia de Ordos guarda um tesouro nuclear: como a descoberta de urânio reforça a ambição energética da China

Há seis anos, o Reino Unido decidiu adicionar um imposto sobre bebidas açucaradas: foi uma jogada magistral

Uma cabeça esquecida por 110 anos em um armário é a chave para a extinção do tigre da Tasmânia

A SpaceX explicou por que a Starship explodiu e onde seus restos caíram

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade