Por que temos fiapos no umbigo? Só uma revista científica topou explicar: conheça a história da tresloucada publicação Medical Hypotheses
Revista surgiu para desafiar o modelo tradicional dos periódicos científicos
Em 2005, o escritor Mark Leyner e o médico Billy Goldberg publicaram Por que os homens têm mamilos, um divertidíssimo livro de divulgação científica no qual respondiam perguntas muito malucas: desde o motivo de nos crescerem pelos nas orelhas até as razões fisiológicas pelas quais os aspargos perfumam o xixi. No entanto, não conseguiram responder a uma pergunta-chave: de onde vinham os fiapos do umbigo?
Quatro anos depois, Georg Steinhauser quis compartilhar sua resposta com o mundo. Segundo ele, os fiapos do umbigo estavam relacionados fundamentalmente aos pelos abdominais. Para ele, os pelos recolhiam as fibras da roupa e as conduziam até o umbigo. Ele fez experimentos durante três anos depilando peitos para verificar as diferenças! Mas ninguém quis publicá-lo.
Ninguém? Não! Uma revista topou publicar o texto: a Medical Hypothesis, originalmente lançada em 1975. Não foi surpresa: essa publicação, povoada por irredutíveis cientistas malucos, resiste até hoje às mais elementares práticas de controle dos periódicos científicos contemporâneos. A seguir, conheça a história dessa revista nada convencional.
Contra o "aburguesamento" da ciência
Nos últimos anos, as coisas "baseadas em evidências" vêm desfrutando de uma fama sem precedentes. Da política à medicina, milhares de profissionais voltaram os olhos para a ciência em busca de soluções com as quais responder aos problemas de uma sociedade cada vez mais complexa.
No entanto, nem tudo que reluz é ouro: uma e outra vez, ...
Matérias relacionadas
Lavar o frango antes de cozinhar é uma péssima ideia; saiba o porquê
Dodô brasileiro? Ave descoberta na Amazônia não tem medo de humanos e tem canto e plumagem únicas