O custo oculto do ChatGPT: sua pergunta à IA ajuda a criar um consumo de energia maior que o do Japão
Hoje, os datacenters já consomem 415 TWh por ano, mas segundo previsões, devem chegar a 945 TWh em 2030
O mundo digital se transformou de forma impressionante nos últimos anos. Hoje, quase tudo o que fazemos, das mensagens enviadas no celular ao funcionamento de grandes empresas, depende de estruturas chamadas datacenters. Essas estruturas gigantes de tecnologia sustentam a internet como a conhecemos, mas também levantam um alerta importante que é muito pouco discutido: o consumo de energia.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência Internacional de Energia (AIE), o consumo de energia necessário para manter a operação dos datacenters pode dobrar até 2030. Essa mudança pode trazer consequências negativas para o meio ambiente, pressionando ainda mais o equilíbrio entre avanço tecnológico e sustentabilidade.
O que são os datacenters?
Hoje em dia, usar a internet parece ser algo bem simples: basta pegar o dispositivo, digitar o que deseja ser pesquisado e, pronto, terá as informações que você busca. Contudo, para que a internet funcione, não basta apenas ter computadores ou celulares conectados. É nos datacenters que estão reunidos os servidores responsáveis por armazenar informações, processar dados e manter os sistemas digitais em funcionamento.
Mas o que é de fato os datacerters? São ambientes físicos de alta complexidade, que abrigam estruturas necessárias para o funcionamento de sistema de computação, como equipamentos de rede, sistemas de telecomunicação, armazenamento em larga escala e uma infraestrutura elétrica potente para garantir que tudo opere sem ...
Matérias relacionadas
Esta loja ficou 16 anos "parada no tempo" e vende placas de vídeo antigas
TV 3.0 vai deixar a TV aberta com cara de serviço de streaming