Nova estátua misteriosa é encontrada na Ilha de Páscoa; entenda
Descoberta aconteceu em lago que secou após mudanças climáticas
No início desta semana, uma nova estátua Moai foi encontrada em um lago seco na Ilha de Páscoa, na Polinésia, de acordo com Salvador Atan Hito, vice-presidente de Ma'u Henua, organização indígena que supervisiona o parque nacional onde habitam os indígenas de Rapa Nui.
Ao todo, cerca 1.000 moais feitas de resíduos vulcânicos já foram descobertas na Ilha de Páscoa, segundo Terry Hunt, professor de arqueologia da Universidade do Arizona, que estuda as estátuas e o Rapa Nui há 20 anos.
Os Rapa Nui foram uma população indígena de origem polinésia que habitava a região, um dos locais mais isolados do mundo. A Ilha de Páscoa é parte do continente Oceania, estando no sudeste do Oceano Pacífico.
A estátua Moai mais alta da região tem 10 metros de altura e, em média, as estátuas pesam cerca de três a cinco toneladas, mas podem pesar até 80 toneladas, disse Hunt ao ABC News.
Nova descoberta
O nova estátua é a menor já descoberta, ainda assim, esta marca o primeiro achado no leito seco do lago e é arqueologicamente significativa.
"Não foi encontrado nenhum Moai no leito seco ou no que antes era um lago, então esta é a primeira vez", diz Hunt.
As mudanças induzidas pelo clima estão afetando a ilha e a secagem do lago criou uma "oportunidade incomum" para estudar a área, de acordo com o professor.
"Para o povo Rapa Nui, é [uma] descoberta muito, muito importante", disse Hito ao "Good Morning America". Ele explicou que antes da seca do lago, ninguém sabia que a estátua existia. "Mesmo os ancestrais, nossos avós, não sabiam".